Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Cadastro de cursos
Certidões
Comissões Técnicas
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Formulários
Game
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Noticiário
Perfil
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Publicações
QuímicaViva
Regimento Interno
Selo de Qualidade
Sorteios
Transparência Pública
Siga-nos no Twitter   Conheça nosso Facebook   Nosso canal YouTube   Siga-nos no Instagram
 



Matéria Anterior   Próxima Matéria

Química forense terá ciclo de palestras


A contribuição da química na investigação e esclarecimento de crimes será o foco do “Ciclo de Palestras em Química Forense”, programado para três sábados (26/5, 02/6 e 16/6), das 9h às 17h, na sede do Conselho, em São Paulo. A coordenação científica será do Bacharel em Química Antonio Carlos Massabni, Conselheiro do CRQ-IV e ex-diretor do IQ-Unesp/Araraquara. A também Bacharel em Química Regina Branco, do Instituto de Criminalística de São Paulo e autora do livro Química Forense sob olhares eletrônicos, divulgado pelo Informativo, responderá pela coordenação técnica.

Na palestra de abertura, Massabni falará sobre a relação do Profissional da Química com a química forense. No mesmo dia, Henri Eisi Toma, do Instituto de Química da USP e ganhador, em 2001, do Prêmio Fritz Feigl, outorgado pelo CRQ-IV, falará sobre a nanotecnologia aplicada à química forense. A seguir, o ciclo terá apresentações de Alberi Espíndula, que explicará as funções do perito e do assistente técnico num processo judicial, e de Norberto da Silva Gomes, da OAB de São Paulo, que fará a palestra Perícia e Justiça Brasileira.

A química como ferramenta da criminalística, a metodologia utilizada para constatação de falsificação ou adulteração de medicamentos, os métodos analíticos utilizados em análises periciais e a necessidade do conhecimento químico na análise de documentos falsos (documentoscopia) serão os assuntos discutidos no dia 02/06. Essas apresentações serão feitas, respectivamente, por Regina Branco, Maria de Fátima Pedroso, Adilson Pereira e Letícia Poço, todos do Instituto de Criminalística de São Paulo (IC).
 
O ciclo será encerrado no dia 16/6 com as palestras A química do fogo: constatação de incêndio de natureza criminosa (por Jayme Telles - IC), Detecção de resíduos de disparo de arma de fogo (Jorge Sarkis - Ipen/SP) e a apresentação de dois estudos de casos: Averiguação de crime contra o meio ambiente, com Patrícia Eloin Moreira, e Crime contra a pessoa – homicídio doloso, apresentado por Cristina Pumeda e Déa Morellato, amabas especialistas do IC.
 
Inicialmente aberto apenas a a profissionais da química de nível superior, o ciclo, a pedidos,  passou a aceitar inscrições de Técnicos de Nível Médio, estudantes de química nível superior que estejam no último ano de seus cursos e de profissionais de nível superior com outras formações.. A taxa de inscrição é de R$ 450,00 e inclui o fornecimento de coffee-breaks e certificado de participação emitido pelo Conselho. Serão sorteadas três bolsas integrais entre os que recolherem a taxa de inscrição e forem registrados no CRQ-IV.
 
Os interessados em participar devem clicar aqui e preencher o formulário. Se precisar de outras informações clique aqui para enviá-las à coordenação do Ciclo. Não serão prestadas informações por telefone, e-mail ou pessoalmente.
 

 
Este texto foi atualizado em 25/04/2012
 
Atenção - Em virtude de problemas operacionais, em 21/05/2012 a coordenação deste evento resolveu adiar sua realização. Clique aqui para mais informações




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região