Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2012 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Palestras do AIQ são retomadas


 
Oitenta alunos do Colégio Doze de Outubro, da cidade de São Paulo, foram os primeiros estudantes beneficiados com o Programa de Palestras CRQ-IV em 2012. Lan- çada no ano passado, em comemoração ao Ano Internacional da Química, a iniciativa fez tanto sucesso que precisou ser estendida para 2012 para que pudessem ser atendidas as escolas que solicitaram apresentações.
 
A primeira palestra foi apresentada no dia 5 de março por Valdemir Lima de Souza Júnior, Licenciado em Química e funcionário do Conselho, para alunos do 9º ano do ensino fundamental. Ao longo de 40 minutos de exposição, foram exibidos um vídeo e slides para demonstrar a presença da química no cotidiano. O palestrante respondeu perguntas, destacou a importância do uso consciente da água e falou sobre a atuação dos profissionais da química nos diversos setores da indústria e na pesquisa.
 
Os alunos, que começam a estudar química este ano, gostaram da experiência. Daniel Laube disse que a palestra foi interessante e explicativa: “Esclareceu muita coisa sobre a química”. Gabriel Tendolin disse que a palestra mudou o que ele pensava sobre a ciência. “Achei muito interessante quando ele falou que você não é um bicho de outro mundo se gosta de química”, comentou Julia Candelária. “Achei muito bom, muito interativo, explicaram bem as perguntas feitas e deram muitos exemplos, fáceis de entender”, avaliou Rafael Dejosé. “Mostrou que a química não é o que eu imaginava, é algo normal”, completou Gabriela Belati.
 
Kit – A professora Maria de Fátima Furriel afirmou que o evento foi pertinente: “os alunos estão começando a ver química e as informações da palestra poderão ajudar a conter resistências ao estudo dessa ciência”, comentou.

No final, os alunos receberam um folheto explicativo sobre a profissão e uma revista com jogos e brincadeiras. Já a professora Maria de Fátima recebeu um kit com reagentes para que a escola participe do pH do Planeta, um programa de âmbito mundial em que alunos de todas as partes do mundo são incentivados a medir o pH da água de fontes próximas à sua escola. Os resultados são divulgados na internet.
 
Até agora, outras 37 palestras em 25 escolas já estão agendadas na cidade de São Paulo e nos municípios de Cotia, Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e Guarulhos. O número de palestras aumentará, pois os escritórios do CRQ no Interior começaram a contatar as escolas que se inscreveram e não puderam ser atendidas em 2011. O Conselho não está mais aceitando inscrições para este programa.
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região