Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2012 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Efluentes, bioquímica e biorrefinarias são os destaques


Por conta de doações feitas pelos autores e retomando a parceria com a Editora Cengage, o Informativo irá sortear três livros entre os profissionais e estudantes em situação regular no CRQ-IV. Serão dois exemplares do Manual de tratamento de efluentes industriais – 2º edição ampliada, dois da obra Biorrefinarias: cenários e perspectivas e um do livro Introdução à bioquímica - Tradução da 9ª edição norte-americana. Os interessados deverão enviar e-mail para a Assessoria de Comunicação do Conselho (crq4.comunica2@gmail.com) até o dia 21 de maio contendo nome completo, nº de registro e cidade onde reside. No campo assunto do e-mail escreva “Sorteio” e o nome do livro de interesse. Caso queria concorrer aos três títulos, mande e-mails separados. O resultado será publicado nas seções “Noticiário” e “Sorteios” do site (www.crq4.org.br). Os livros podem ser consultados na Biblioteca do CRQ-IV, que atende de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h.
 
 
Manual de tratamento de efluentes industriais – 2ª edição ampliada é uma atualização do livro lançado em 2009 pelo Engenheiro Químico José Eduardo Wanderley de Albuquerque Cavalcanti, que também foi divulgado pelo Informativo. Esta nova edição contém 40 novas páginas e ilustrações impressas em cores. Seus 18 capítulos abordam as diferentes fases que envolvem o tratamento de efluentes industriais, além de várias informações sobre as potencialidades e limitações da depuração dos vários tipos de águas residuais e industriais. O manual custa R$ 120,00. Pedidos devem ser feitos pelo e-mail website@novaambi.com.br.

 

Biorrefinarias  – cenários e perspectivas, de Silvio Vaz Jr, traz um resumo das apresentações feitas durante o I Simpósio Nacional de Biorrefinas, realizado em 2011, em Brasília,  pela Embrapa. São abordados temas como matérias-primas, produtos químicos, bioquímica, química verde e sustentabilidade. O conceito de biorrefinas, diz o autor, é recente e possui um objetivo ousado: substituir produtos e processos baseados em fontes de energia não-renováveis por outros que utilizem a biomassa como matéria-prima. O livro pode ser solicitado gratuitamente pelo e-mail sac.cnpae@embrapa.br.
 
 
 
Introdução à bioquímica – 9ª edição fornece diversos conceitos básicos de química geral e orgânica para só então discutir efetivamente a bioquímica, ciência que estuda as interações químicas encontrada no corpo humano. Tradução da obra dos autores norte-americanos Frederick Bettelheim, William Brown, Mary Campbell e Shawn Farrell, a edição brasileira teve revisão técnica do Bacharel e Licenciado em Química Gianluca Azzellini e foi publicada pela Cengage Learning. O livro custa R$ 71,90, mas os profissionais e estudantes ligados ao CRQ-IV que fizerem a compra pelo site www.cengage.com.br/crq.do terão 30% de desconto (promoção válida até maio de 2012).




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região