Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2012 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Editorial - Pela porta dos fundos


Ao longo de 2011 e nos primeiros meses deste ano, o CRQ-IV detectou pelo menos 40 casos de pessoas que fizeram uso de diplomas e históricos escolares falsos para se registrar como profissionais da química. Já sob investigação da Polícia Federal, essas fraudes envolvem instituições de ensino de fachada, instaladas em cidades como Londrina (PR), Ribeirão Preto e Sorocaba. Mês passado foram detectados dois diplomas expedidos por uma escola de Bebedouro que já manteve curso na área química, mas que encerrou suas atividades há anos.
 
A descoberta dessas ações criminosas levou a entidade a redobrar os cuidados na recepção e análise dos documentos entregues para registro profissional. Os casos cujas dúvidas não puderem ser sanadas pelos métodos usuais de conferência serão automaticamente repassados para averiguação da Polícia Federal. Constadada a fraude, os implicados estarão sujeitos a penas de até seis anos de prisão e pagamento de multa.
 
Informações extraoficiais indicam a existência de uma ou mais quadrilhas agindo fortemente, em todo o País, no mercado de diplomas falsos de profissões regulamentadas. Além daqueles destinados à área química, já teriam sido descobertos documentos “frios” de cursos técnicos em enfermagem, radiologia e transações imobiliárias.
 
Em virtude de a investigação e o processo envolvendo os casos constatados no Conselho estarem tramitando sob segredo de Justiça, o Informativo fica impedido de divulgar detalhes, em que pese já possuir os nomes das supostas instituições de ensino, das pessoas que tentaram entrar na profissão pela porta dos fundos e também dos “fabricantes” dos documentos. Espera-se que tais revelações possam ser feitas em breve.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região