Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2011 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Fórum AIQ: Grupos apresentam propostas para manter ações


Para elaborar propostas com vistas à continuidade dos trabalhos depois do AIQ, os participantes do fórum foram divididos em três grupos para discutir os seguintes temas: palestras, oficinas/experimentos e divulgação. Cada grupo teve duas horas e meia para debater e, ao final, as propostas foram apresentadas no auditório do Conselho.

O grupo de trabalho de palestras fixou como um dos objetivos mostrar aos alunos as grandes oportunidades que o mercado de trabalho oferece para quem tem formação na área química. O grupo apresentou a proposta de diferenciar melhor as palestras do ensino fundamental I e II e ensino médio por assunto e faixa etária. Propôs, também, uma aproximação das escolas com a indústria, intermediada pelo CRQ-IV, para a realização de visitas técnicas.

O grupo de trabalho de oficinas e experimentos avaliou ser necessária a adoção de experimentos simples em salas de aula como instrumento de incentivo aos alunos pela carreira Química. Também discutiu a necessidade de melhor preparar os professores do ensino fundamental e médio para atuarem como agentes motivadores. Para tanto, o grupo propôs, entre outras, as seguintes ações: 1) Fazer ampla divulgação do livro de experimentos A química perto de você, pois muitos professores desconhecem este instrumento de trabalho; 2) Estabelecer entendimentos com a Secretaria de Educação para estruturação de oficinas pedagógicas destinadas ao aprimoramento profissional de professores.

Entre as propostas formuladas, o grupo de trabalho de divulgação enfatizou a necessidade de um maior envolvimento no programa das instituições de ensino que oferecem cursos (técnicos e superiores) na área química, já que elas serão as principais beneficiadas com o possível aumento do interesse de estudantes por seus cursos que as palestras feitas pelo Conselho poderão proporcionar. Uma das alternativas para estimular a participação das instituições nesse trabalho seria a inclusão no time de palestrantes de estudantes de licenciatura e bacharelado em química.

As propostas elaboradas pelos grupos de trabalho serão agora analisadas pela direção do CRQ-IV. Cópia do documento pode ser consultada na versão on-line desta edição.
 
 
 
Fotos: CRQ-IV
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região