Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2011 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Fórum AIQ: Encontro discutiu ações do CRQ-IV


Com o objetivo de avaliar as ações realizadas durante o Ano Internacional da Química (AIQ) e reunir propostas para a continuidade dos projetos, mais de 60 convidados participaram no dia 10 de novembro, na sede do CRQ, em São Paulo, do Fórum de Educação em Química – As lições tiradas do AIQ. O público foi constituído de professores, coordenadores de cursos da área química, profissionais e representantes das Diretorias de Ensino do Estado e Município e da Secretaria Estadual de Educação. O evento teve a cobertura da TV Record (clique aqui para assistir a reportagem) e da Revista Quanta, publicação lançada em setembro e que tem como foco reportagens mostrando a ligação entre as ciências naturais e a vida cotidiana.    

 

O encontro foi aberto pelo presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, que em seu discurso ressaltou a importância do Ano Internacional da Química para a valorização da ciência e para melhor esclarecer os benefícios que ela vem proporcionando à sociedade. Ele falou da campanha publicitária desenvolvida pelo Conselho na televisão e na Revista Nova Escola e do programa de palestras realizado pela entidade em escolas de ensino fundamental e médio.


Conforme relatou o presidente do CRQ-IV, a iniciativa de apresentar a química às crianças e mostrá-la como uma opção de carreira profissional aos adolescentes teve um retorno muito acima do esperado. Ao elaborar o projeto, o Conselho tinha como meta promover, este ano, 1,5 mil palestras. Até outubro, realizou 1,8 mil de um total ao redor de 4 mil solicitadas pela rede de ensino. Tal interesse levará o Conselho a dar continuidade ao programa em 2012. 

 

A seguir, a professora Claudia Rezende, da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do AIQ no País, fez um balanço dos projetos iniciados em 2011 e elogiou a participação brasileira: “o Brasil está entre os três países de maior destaque nas ações pelo Ano Internacional da Química”. Para ela, a química é a “bola da vez” como profissão. Rezende apresentou dados mostrando uma grande evolução do número de formandos em química e de profissionais em atuação no mercado.


Em sua exposição, a representante da SBQ contou que o site www.quimica2011.org.br, criado para divulgar o AIQ, teve 200 mil visitas de janeiro a outubro, especialmente do Brasil, Portugal e Estados Unidos. No Brasil, São Paulo liderou o ranking, com 14% dos acessos, seguido pelo Rio de Janeiro (12%) e Belo Horizonte (6%). Ela também falou do blog aiq (http://blog.quimica2011.org.br), que teve 14 mil visitas até outubro, e mostrou imagens de outros sites de divulgação da química, como o Química Nova Interativa (www.qnint.sbq.org.br/qni) e o Quid+ (www.quid.sbq.org.br), este último voltado ao público infanto-juvenil. Especificamente sobre projeto 365 dias de química, Claudia Rezende ressaltou tratar-se de uma iniciativa extremamente ambiciosa, já que se propõe a mostrar, a cada dia, uma molécula diferente e uma entrevista com um profissional com atuação na área.
  

 

Medalhas - Na sequência,  Manlio de Augustinis entregou medalhas de reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos por Claudia  Rezende e para Dayse Pereira da Silva, da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), órgão da Secretaria Estadual da Educação que promoveu uma videoconferência com os diretores de ensino para que o CRQ-IV pudesse divulgar a realização das palestras. Também receberam medalhas dois funcionários do Conselho que tiveram grande participação neste projeto: Andrea de Batista Mariano e Valdemir Lima de Souza Junior, ambos do Departamento de Fiscalização. No decorrer do dia, os profissionais que ministraram as palestras também receberam medalhas como reconhecimento pelo seu engajamento.

 


 

Veja a reportagem feita pela TV Record:

 

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região