Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Acesso à informação
Atendimento Presencial
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Cadastro de Cursos
Certidões
Comissões Técnicas
Competências e Estrutura Organizacional
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Logística reversa - Convênio
Noticiário
Ouvidoria
PDQ
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Eventos 

 

Seminário do Dia Mundial do Petróleo




A Comissão Técnica de Energia do CRQ-IV realizará no dia 28 de setembro, às 14h, o Seminário do Dia Mundial do Petróleo (comemorado em 29 de setembro). O evento se propõe a discutir a importância do petróleo, as etapas de exploração e a contribuição dos profissionais da química para indústrias do setor.

 

Confira a programação:

14h às 15h - Parte 1: O que é o petróleo; importância para além do combustível; exploração: perfuração, completação, produção, sondas, plataformas on e off shore, refino.

15h às 16h - Parte 2:
Atividades do profissional da química na indústria do petróleo; atuação nas plataformas, nas estações de tratamento de gases, nas UTES, nas refinarias, no centro de pesquisas, na prospecção e perfuração de poços.

16h às 16h30 -
Rodada de perguntas.

PALESTRANTES

  

Participarão do encontro:

Carlos Alberto Zeituni - Graduado em Engenharia Química pela Universidade Mackenzie, com mestrado e doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (USP). Também é Engenheiro de Qualidade pela USP com ênfase em Sistemas de Qualidade ISO 9000 e ISO 14000. Trabalhou como inspetor de Combustíveis Nucleares nas Usinas de Angra e em usinas francesas e belgas. É Tecnologista Sênior da Comissão Nacional de Energia Nuclear, professor da pós-graduação em Tecnologia Nuclear da USP e da pós-graduação em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN). É o atual Gerente do Centro de Tecnologia das Radiações do IPEN/CNEN.

Claudio Ricardo Modenesi -
Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo. Possui experiência em desenvolvimento de metodologias analíticas para área nuclear; produção de polímeros PET e Nylon 6; produção e análise de gases especiais e misturas gasosas para calibração; metrologia aplicada à área de gases; melhoria da qualidade metrológica das medições dos analisadores dos CEMS (Continuous Emission Monitoring System) e de estações de medição de qualidade do ar (EMQAs). É membro da Comissão Técnica de Energia do CRQ-IV.

Maurício Cardoso Alves -
Tecnólogo em Gestão Ambiental e Ocupacional, Técnico em Química, especialista em Energia, Petróleo e Gás, especialista em Energias Renováveis e Engenheiro Civil. Possui experiência em gestão e coordenação de bases primárias e secundárias de armazenagem e distribuição de combustíveis e biocombustíveis, atuando nas áreas da qualidade, meio ambiente, saúde ocupacional, projetos, manutenção e conservação, bem como na otimização dos processos e recursos operacionais. É membro da Comissão Técnica de Energia e da Comissão Técnica de Serviços de Laboratório do CRQ-IV.

Valdir Viana Nunes -
Graduado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas, especializado em Engenharia de Petróleo pela Universidade Petrobras e pós-graduado em Projetos de Perfuração Marítima. É aposentado desde 2016 pela Petrobras, onde atuou no desenvolvimento de projeto de perfuração terrestre e marítima na Bacia do Espírito Santo e Bacia de Campos; projetos de perfuração no exploratório do Rio de Janeiro para todo Brasil; fiscalização de sondas marítimas e terrestres; fiscal de contratos de sonda (UNAP, SEPE); fiscal de contrato de cimentação terrestre (Schlumberger, Halliburton); fiscal de contrato de secador de cascalhos (Tuboscope) e fiscal de contrato de cravação de condutores (Stan).

Mediador: João Paulo Lacerda -
Bacharel em Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz e mestre em Energia pela Universidade Federal do ABC, com ênfase no aproveitamento energético de resíduos sólidos urbanos. Possui experiência na definição de estratégias analíticas para a caracterização de materiais complexos, aplicando técnicas analíticas instrumentais como GC, GCMS, LC, LCMS, IV, IC e outras. Tem interesse na avaliação de fontes de emissão e comportamento ambiental de poluentes orgânicos persistentes (POPs) e na exposição humana a esses contaminantes. Atualmente, é pesquisador assistente no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

 

Serviço:
Seminário do Dia Mundial do Petróleo (live)
Data: 28/09/2022, das 14h às 16h30
Canal do CRQ-IV no YouTube 
O evento é gratuito, não sendo necessária inscrição prévia.
Será emitido certificado para os participantes que responderem a pesquisa que será disponibilizada durante a live.
A gravação do evento ficará disponível.

     


Compartilhe:
Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região