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Atuação Simultânea - Autorização - Conselho Regional de Química - IV Região

Atuação Simultânea - Autorização 

 


As instruções desta página destinam-se exclusivamente aos profissionais que já têm registro definitivo.
Os que possuem Licença Provisória devem solicitar orientações
à nossa Central de Atendimento pelo telefone 11 3061-6000 ou pelo e-mail crq4@crq4.org.br.

Essa autorização deve ser solicitada por profissionais registrados em outro CRQ e que pretendam exercer, simultaneamente, atividades em seu estado de origem e no estado de São Paulo.

Para solicitá-la, além do formulário (clique aqui para acessá-lo) e da Carteira de Identidade Profissional emitida pelo CRQ de origem (somente o livrete para anotação da autorização), o interessado deverá apresentar cópias simples e legíveis dos seguintes documentos:

  • Diploma, frente e verso e em folhas separadas. No caso de diplomas que tenham tamanho maior que "A4", a cópia deste deverá ser apresentada, obrigatoriamente, no tamanho "A4".

  • Histórico Escolar, frente e verso em folhas separadas, com carga horária do curso de formação na área química;

Documentos Pessoais: As cópias poderão ser recusadas se forem produzidas a partir de documentos desatualizados ou em mau estado de conservação.

  • RG ou Registro Nacional de Estrangeiros;

  • Cartão do CPF ou situação cadastral na Receita Federal;

  • Título de Eleitor;

  • Certificado de Reservista;

  • Carteira de Trabalho - páginas: foto, nº e série, qualificação civil, último contrato de trabalho e a página seguinte em branco.

Obs.: Favor produzir as cópias do RG, CPF e Título de Eleitor numa mesma folha.

TAXAS

As taxas cobradas variam de acordo com o tipo de registro:

  • Profissionais de Nível Médio: R$ 415,00.

  • Profissionais de Nível Superior: R$ 670,00.

Forma de pagamento - Apenas via boleto bancário. Siga os passos a seguir para fazer a emissão:
  • Acesse o link no final dessas instruções.

  • Na página que será aberta, digite o número do seu CPF e, em seguida, preencha o formulário.

  • Imprima o boleto.

Clique aqui para gerar e imprimir o boleto de pagamento para profissionais de Nível Médio.

Clique aqui
para gerar e imprimir o boleto de pagamento para profissionais de Nível Superior.

 
Caso queira que o documento solicitado seja remetido via Correios, clique aqui para gerar e imprimir o boleto referente à taxa de postagem.

ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO

Há duas maneiras de enviar os documentos:

Via Correios - Siga os seguintes procedimentos:

  • Junte os comprovantes de pagamento do serviço solicitado (abertura de registro, emissão de nova carteira, transferência, etc.) e o da taxa de postagem aos demais documentos.

  • Por meio de Sedex ou Carta Registrada, remeta toda a documentação a qualquer escritório do Conselho. Clique aqui para ver os endereços.

Observações:

  1. A remessa da documentação via Correios aos escritórios do Interior deverá ser feita, inclusive, por quem reside na cidade de São Paulo.

  2. Por e-mail, o Conselho lhe enviará um comunicado assim que receber a documentação remetida.

  3. O requerimento será automaticamente desconsiderado se a documentação não estiver acompanhada dos comprovantes de pagamento. Ressaltamos que não são aceitos comprovantes de agendamento.

  4. Caso a correspondência usada pelo Conselho para fazer a remessa do documento requerido seja devolvida por erro de endereçamento ou pelo fato de o carteiro não ter encontrado ninguém no local para fazer a entrega, o interessado terá de recolher outra taxa no valor de R$ 18,00 para que seja feito um novo envio.

 

Pessoalmente - Siga os seguintes procedimentos:

  • Se residir na cidade de São Paulo, a documentação deverá ser entregue exclusivamente na sede do Conselho, localizado na rua Oscar Freire, 2039 - Pinheiros. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h.

  • Se residir em qualquer outro município, entregue os documentos exclusivamente no escritório regional do Conselho mais próximo. Clique aqui para ver os endereços. O atendimento também é feito de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h.

  • Não esqueça de juntar à documentação o comprovante de pagamento da respectiva taxa do serviço solicitado (abertura de registro, emissão de nova carteira, transferência, etc.). Ressaltamos que não são aceitos comprovantes de agendamento.

Observações:

  1. Nesta opção, a retirada do documento requerido só poderá ser feita na sede do Conselho, em São Paulo, mesmo que o pedido tenha sido entregue nos escritórios do Interior.

  2. Se preferir receber o documento via Correios, clique aqui para gerar e imprimir o boleto referente à taxa de postagem. O comprovante deste pagamento deverá ser anexado aos demais documentos do processo.

AVISO

O profissional deverá solicitar o cancelamento da autorização de Atuação Simultânea tão logo tais atividades forem concluídas. Do contrário, as anuidades do exercício seguinte - a serem cobradas por este CRQ e pelo Regional de origem - serão devidas.
Siga as seguintes orientações para solicitar o cancelamento:

  • Escreva um comunicado informando a cessação da atividade simultânea.

  • Caso o interessado seja ex-funcionário da empresa, deverá apresentar cópia simples e legível da Carteira de Trabalho - páginas: foto, nº e série, qualificação civil, último contrato de trabalho e a página seguinte em branco;

  • Profissional autônomo ou sócio, deverá apresentar documento comprovando que não presta mais serviços ou Contrato Social;

  • Ex- Responsável Técnico deverá preencher o formulário de baixa de Responsabilidade Técnica, clique aqui;

  • Devolução da Carteira de Identidade Profissional de químico (somente o livrete para anotação do cancelamento);

AINDA TENHO DÚVIDAS

Clique aqui se ainda persistirem dúvidas sobre este assunto.

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