Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Anotação de Responsabilidade Técnica - Conselho Regional de Química - IV Região

Anotação de Responsabilidade Técnica 

 


O Conselho emite dois modelos de certidão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). O mais comum, é aquele emitido quando do registro da empresa, com o pagamento das respectivas taxas, e depois, anualmente, após o cumprimento das exigências previstas em lei. Sua finalidade é comprovar que a empresa e o seu Responsável Técnico estão em situação regular no CRQ-IV. Trata-se de um documento obrigatório para todas as empresas com atuação na área química. Não há emissão desse modelo de documentos para profissionais. Para obter informações adicionais sobre esta ART e/ou como obtê-la, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo e-mail crq4@crq4.org.br.

 

O segundo modelo chama-se ART – Trabalho específico que, como o próprio nome indica, certifica a anotação da Responsabilidade Técnica de um determinado trabalho. Ela representa um registro oficial dos contratos de prestação de serviços ou similares, como o fornecimento de bens ou execução de projetos. O documento poderá ser solicitado desde que as atividades envolvidas estejam previstas na Resolução Normativa Nº 36, de 25/04/1974, que estabelece as atribuições dos profissionais da química. O documento não é obrigatório, mas poderá ser solicitado por entidades públicas e privadas como uma garantia adicional dos serviços contratados.

 

A ART - Trabalho específico pode ser solicitada tanto por empresas quanto por Profissionais da Química autônomos.

A ART - Trabalho específico não se aplica às atividades relacionadas ao controle da qualidade de água de fontes alternativas. Por se tratar de um trabalho contínuo, é necessário que a empresa responsável tenha registro/cadastro no CRQ-IV e solicite a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) citada no primeiro parágrafo desta orientação.

Clique aqui para verificar a documentação, taxas e procedimentos necessários para a regulariação de atividades relacionadas ao controle de qualidade de fontes alternativas de água .

Clique aqui para verificar a documentação, taxas e procedimentos necessários para o registro de empresas das demais áreas da química.


Clique nos botões abaixo para obter mais informações sobre a ART específica e saber como solicitá-la.





Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região