Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Certidões
Comissões Técnicas
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Formulários
Game
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Noticiário
Perfil
Planos de Saúde
Prêmios
Publicações
QuímicaViva
Regimento Interno
Selo de Qualidade
Sorteios
Transparência Pública
Siga-nos no Twitter   Conheça nosso Facebook   Nosso canal YouTube
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Workshop discute resolução da ANTT

Amorim (ANTT), Viertler (CRQ-IV) e Figueiredo (Abiquim) falaram na abertura do evento

O Conselho sediou nesta sexta-feira (24) o workshop Atualizações do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos - Resolução ANTT nº 5.232/2016. Organizado pela consultoria Intertox, o evento teve como objetivo apresentar as mudanças implementadas pela nova normativa da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que, a partir de julho deste ano, substituirá integralmente a Resolução n° 420, em vigor desde 2004. Os impactos práticos das alterações aos expedidores e transportadores de produtos perigosos formaram o centro dos debates. Com um público estimado de 200 pessoas, dos quais cerca de 40 Profissionais da Química que obtiveram desconto na taxa de inscrição, o evento se estendeu até às 17h30. 

O presidente do CRQ-IV, Hans Viertler, esteve entre os palestrantes que falaram na abertura do encontro. Segundo afirmou, "em que pese o setor de transporte de produtos perigosos não estar obrigado a manter vínculo com a nossa entidade, é inegável que suas atividades têm estreita relação com a Química, sobretudo nos aspectos relacionados à segurança e suas implicações quanto à proteção dos ecossistemas".

Conforme salientou Viertler, por conhecerem as propriedades e características dos produtos perigosos, os Profissionais da Química são peças-chave nas atividades desse setor. Sua atuação, destacou, vai desde a conferência da documentação técnica que os veículos devem transportar, passando pela correta estocagem dos produtos, chegando até a descontaminação dos tanques e o posterior tratamento dos resíduos. "Em campo, os Químicos estão entre os profissionais encarregados de dar atendimento a emergências, aplicando seus conhecimentos para identificar, neutralizar e remover produtos derramados em consequências de acidentes", complementou o presidente do CRQ-IV.

A abertura do workshop também teve as participações de Fernando Figueiredo, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim); Rodrigo Lúcius de Amorim, coordenador de Regulação do Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos da ANTT; e Fabriciano Pinheiro, diretor da Intertox.
 


Publicado em 24/03/2017
Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região