Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Workshop debate aspectos da fotoproteção



Uma iniciativa da Comissão de Cosméticos do Conselho Regional de Química - IV Região (CRQ-IV), o Workshop sobre Fotoprotetores foi promovido na sexta-feira (28), na sede do CRQ-IV. A fotoproteção na mídia e aspectos regulatórios e de segurança no desenvolvimento de produtos foram alguns dos temas abordados no ciclo de palestras.

O evento teve o apoio do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp), representado na abertura pelo Engenheiro Químico Wagner Contrera Lopes, um dos diretores da entidade e gerente do setor de Fiscalização do CRQ-IV. Além de ressaltar a importância da parceria entre Conselho e Sindicato para a realização de eventos técnicos, Lopes também citou benefícios concedidos pelo Sinquisp aos profissionais filiados, como planos de saúde (em parceria com a Qualicorp) e seguros (com a Porto Seguro).

A consultora Maria Inês Harris
Primeira palestrante e coordenadora do workshop, a Bacharel em Química e consultora Maria Inês Harris apresentou diversas campanhas de divulgação de produtos fotoprotetores ao longo do tempo, destacando o pioneirismo dos EUA, que passou a ter uma comercialização mais intensa desse tipo de produto a partir dos anos 1940, baseado no conceito estético de bronzeamento. O Brasil passou a ter mais espaço para os protetores solares na mídia a partir da década de 1980.

Entretanto, mesmo com várias campanhas de conscientização, notadamente a partir do lançamento do Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele (1999) pelo Governo Federal, muitos brasileiros ainda não se protegem adequadamente. "As pessoas tendem a se lembrar do protetor solar somente quando vão à praia, mas é importante utilizá-lo em qualquer ocasião em que vá haver uma exposição prolongada ao sol", salientou.

De acordo com Maria Inês, no quesito regulatório, o Brasil conta com uma legislação rígida para comercialização de fotoprotetores por meio da Resolução RDC 30/2012, instituída pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que especifica parâmetros como o Fator de Proteção Solar (FPS) e a resistência à água. Ela também enfatizou o papel dos Profissionais da Química na determinação dos padrões de qualidade dos produtos, por meio de testes laboratoriais e avaliações de segurança.

Alice Moraes atua há 26 anos na J&J
A programação da manhã foi completada pela palestra do Químico Leonardo Rodrigues de Paula, gerente de Pesquisa da Natura Cosméticos, cujo tema foi "Avaliação de eficácia de fotoprotetores". Métodos de determinação do FPS, como o que prevê a norma ISO 24444, foram descritos, assim como alguns dos principais aspectos que devem ser considerados para testes clínicos, a exemplo de fontes de luz, seleção de voluntários, aplicação dos produtos e limites de aceitação da pele à radiação ultravioleta (UV).

No período da tarde, a Farmacêutica-Bioquímica Alice Moraes, diretora associada de Pesquisa & Desenvolvimento da Johnson & Johnson, realizou uma apresentação com o tema "Garantindo a eficácia dos fotoprotetores: controle da qualidade e estabilidade". Com experiência de 26 anos na empresa, atuando no segmento de proteção solar, Alice reforçou a necessidade da utilização de produtos que atendam a padrões de qualidade estabelecidos, tendo características como proteção balanceada contra radiação UVA/UVB e facilidade para ser espalhado na pele. "A indústria ainda tem dificuldades para educar os consumidores. Muitos aplicam somente até 50% do que deveriam, o que aumenta a incidência de casos de lesões e câncer de pele", destacou.

O encerramento da programação envolveu os palestrantes em um debate aberto a perguntas dos participantes, como as estudantes Juliana Penasso Silva e Yasmin Rosa, ambas do curso de Tecnologia em Cosméticos da Fatec de Diadema. Juliana, uma das ganhadoras do sorteio de inscrições gratuitas promovido pelo CRQ-IV, elogiou o nível das palestras. "O workshop foi uma boa experiência para adquirir conhecimentos importantes", afirmou ela, que trabalha no setor de Controle de Qualidade da Betulla Cosméticos, de Diadema. Já Yasmin apontou que o evento superou as expectativas pelos dados apresentados. "Os palestrantes trouxeram uma base histórica e muitas informações úteis, além de diferentes pontos de vista sobre os fotoprotetores", completou.

Baixe os arquivos com as apresentações dos palestrantes.  

Acesse a galeria de fotos na página do CRQ-IV no Facebook.




Publicado em 28/08/2015
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região