Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Pesquisadores da reparação do DNA vencem Nobel de Química 2015

Cancer Research UK

K. Wolf/AP Images for HHMI

M. Englund, UNC-School of Medicine

Tomas Lindahl Paul Modrich Aziz Sancar

A Real Academia Sueca de Ciências anunciou nesta quarta-feira os ganhadores do Prêmio Nobel de Química de 2015. São eles o sueco Tomas Lindahl, 77 anos, do Instituto Francis Crick e do Laboratório Clare Hall, ambos do Reino Unido; o americano Paul Modrich, 69 anos, da Escola de Medicina da Universidade de Duke (EUA); e o turco Aziz Sancar, também de 69 anos, da Universidade da Carolina do Norte (EUA).

De acordo com o comitê responsável pelo prêmio, os três pesquisadores foram laureados por desenvolverem uma "caixa de ferramentas de reparação de DNA", por meio do qual foi possível mapear, em nível molecular, a forma como são reparadas células danificadas, o que permite também a preservação de dados genéticos.


Johan Jarnestad/
The Royal Swedish Academy of Sciences

Ilustração detalha a estrutura da molécula de DNA (clique para ampliá-la)


"A razão pela qual o nosso material genético não se desintegra num completo caos químico passa pelo fato de que um conjunto de sistemas moleculares monitora e repara continuamente o DNA. O Prêmio Nobel de Química 2015 é concedido aos três cientistas pioneiros que mapearam a forma como funcionam muitos desses sistemas de reparação em um nível molecular pormenorizado", afirmou o Comitê Nobel, por meio de comunicado.

Até a década de 1970, os cientistas acreditavam que o DNA era uma molécula estável. Porém, Tomas Lindahl descobriu que o DNA se deteriora constantemente, o que levou o pesquisador a encontrar os mecanismos que evitam o colapso da molécula. Aziz Sancar, por sua vez, mapeou a reparação feita pelas células para corrigir os estragos provocados pelos raios ultravioleta no DNA. Já Paul Modrich demonstrou como as células podem reduzir, em mais de mil vezes, a frequência de erros ocorridos quando o DNA é replicado durante a divisão de uma célula.

Mais informações sobre os vencedores e suas pesquisas podem ser obtidas no site do Prêmio Nobel (em inglês).




Publicado em 07/10/2015

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região