Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


ANA lança site sobre recursos hídricos

A Agência Nacional de Águas (ANA) lançou, no dia 20 de março, o site Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil, no endereço http://conjuntura.ana.gov.br. O objetivo da página é apresentar as informações mais atuais sobre diversos aspectos do setor de recursos hídricos, consolidadas pela ANA, de forma simples e objetiva.

No portal, há informações sobre seis grandes temas - quantidade de água, qualidade, usos do recurso, balanço hídrico, eventos críticos (secas e cheias) e gestão. Com o site, a ANA atualizará as informações sistematicamente durante o ano, além de oferecer acesso às versões completas e aos informes anuais de atualização do relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil, publicação editada pela agência desde 2009 e que traça um panorama do setor.

O site traz ainda dados sobre disponibilidade hídrica superficial e subterrânea. Sobre reservatórios, é possível checar dados sobre volume e capacidade, além do acesso ao Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR) da ANA. A página também disponibiliza dados sobre indicadores de qualidade da água e sobre as redes nacional e estaduais de monitoramento qualitativo.

Relatório - A ANA divulgou o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos, publicação elaborada a cada quatro anos e que foi atualizada com dados referentes a 2014. Segundo o levantamento, 16,4 mil km dos cerca de 105 mil km de rios federais no Brasil são considerados de especial interesse para gestão, seja do ponto de vista quantitativo ou qualitativo, o que equivale a 16%, e que a maior parte do País encontra-se em condição satisfatória quanto à quantidade e à qualidade de água.

Entre os destaques estão as regiões Hidrográficas Amazônica, Tocantins-Araguaia e Paraguai, onde a demanda pelo uso da água é bem inferior às demais regiões No entanto, rios localizados em regiões metropolitanas, como, por exemplo, as bacias PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), Paraíba do Sul e Alto Tietê, apresentam criticidade quali-quantitativa, devido à alta demanda e grande quantidade de carga orgânica lançada aos rios. A Região Nordeste possui muitos rios classificados com criticidade quantitativa devido à baixa disponibilidade hídrica e no Sul muitos rios possuem criticidade quantitativa, por causa da grande demanda para irrigação (arroz inundado).

*Com informações da revista Saneamento Ambiental OnLine.





Publicado em 26/03/2015
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região