Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Seminário destaca inovações no mercado de saneantes


Profissionais das áreas de gestão, qualidade, marketing e P&D formaram o público do seminário


A Comissão Técnica de Saneantes do CRQ-IV promoveu nesta terça-feira o seminário com o tema Inovação tecnológica e tendências realizáveis para o mercado de saneantes, que visou fornecer subsídios sobre inovações tecnológicas disponíveis atualmente e a capacidade do mercado de absorvê-las. O Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp) e a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) foram os apoiadores da iniciativa do Conselho.


Mazzeo ressaltou vantagens das glucamidas

O ciclo de palestras foi aberto por Jefferson Santos, diretor de Negócios e Inovação da empresa Innovative Linkage. Falando sobre os novos apelos originados pelas mais recentes tendências em comportamento do consumidor, ele ressaltou que as grandes empresas, ao longo do tempo, passaram a concentrar esforços em suas atividades principais, terceirizando diversas etapas de sua cadeia produtiva (como o transporte). Dessa forma, puderam investir mais no relacionamento com os clientes e inovar no conceito de seus produtos, adequando-os às especificidades de cada mercado.

A segunda apresentação do seminário foi conduzida pelo Químico Fabrizio Mazzeo, gerente técnico do setor de Industrial & Home Care da Clariant. Ele destacou vantagens em termos de economia e sustentabilidade proporcionadas pelas glucamidas (obtidas a partir do açúcar) a produtos de limpeza de louças e superfícies, a exemplo de melhores índices de remoção de sujeira no comparativo com outros surfactantes usados na atualidade.

Ainda no período da manhã, o futuro das funcionalidades dos produtos saneantes esteve em foco na palestra da Bacharel em Química Floripes Ferreira de Oliveira, coordenadora de laboratório da divisão de Surface - Cleaning & Softeners da AkzoNobel. Capacidade de remover resíduos de construção e de realizar limpeza com baixa espuma estiveram entre as funcionalidades apontadas como importantes para produtos voltados ao cuidado com edifícios. Já para cozinhas, o poder desengordurante, a suavidade e a eficiência são algumas das características consideradas prioritárias. O encerramento do bloco se deu com uma rodada de perguntas do público aos palestrantes.

Fernandez, da Cargill, apresentou tendências
em matérias-primas de fonte vegetal

A programação continuou à tarde com o Químico Industrial Marcos Cesar Fernandez, gerente de desenvolvimento de novos produtos da Cargill, que falou sobre matérias-primas de fonte vegetal, tais como óleos, gorduras, ácidos graxos e glicerina, obtidas a partir de soja, canola, girassol, milho, algodão, entre outros.

A última palestra foi proferida pelo consultor Roberto Garini e ressaltou o papel da Qualidade no âmbito interno das empresas, desde a integração de profissionais até o controle de processos e produtos. Ao diferenciar os conceitos de eficácia ("fazer o certo na primeira vez") e de eficiente ("fazer o certo"), salientou que o controle de processos é mais eficaz que o de produtos. Além disso, mostrou que a Qualidade influencia no gerenciamento da imagem da empresa, das marcas e dos produtos inovadores.

Técnica em Química, Glaucia quer se dedicar ao mercado de saneantes

Transição - A Técnica em Química Glaucia de Siqueira Valente, de Guarulhos, encontrou no seminário um panorama atualizado do mercado de saneantes. "O evento proporcionou acesso a conhecimentos importantes, ainda mais considerando que estou há pouco tempo no setor", relatou. Ela é sócia de uma microempresa que comercializa produtos domissanitários em Cachoeira Paulista, situada na região do Vale do Paraíba. Ao mesmo tempo, atua como supervisora na empresa Quimifactor, de Guarulhos, especializada em tratamento de água e efluentes. "Estou em um momento de transição na carreira, pois pretendo me dedicar apenas ao mercado de saneantes no futuro", projetou.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos do evento na página do CRQ-IV no Facebook.

As apresentações dos palestrantes estão disponíveis na seção Downloads.




Publicado em 29/08/2017
Atualizado em 01/09/2017



Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região