Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Seminário debate avaliação de danos ambientais


Palestra sobre método para definir valores de danos ambientais foi ministrada por grupo de profissionais do Ibape-SP


Com o apoio da Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) e do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp), a Comissão de Meio Ambiente do CRQ-IV promoveu nesta quinta-feira, no auditório do Conselho, o Seminário de Valoração de Dano Ambiental. Voltado a profissionais e estudantes das áreas química, ambiental e jurídica, o evento consistiu em um ciclo de palestras seguido por uma mesa-redonda aberta a perguntas do público.

Gallão: "meio ambiente, comunidade e patrimônio são elementos vulneráveis"
Na primeira apresentação, o advogado Marco Antonio Gallão, especialista em Direito Ambiental, falou sobre responsabilidades, reflexos e consequências de acidentes e danos ambientais. Segundo ele, o principal desafio dos profissionais que atuam na área ambiental é atribuir valores a bens ambientais (a exemplo da água) e, ao mesmo tempo, dimensionar os prejuízos gerados por desastres e como estes podem ser ressarcidos. "Devido a essa dificuldade, a gestão de riscos ambientais deve ser priorizada, visto que pode evitar uma série de perdas e danos sobre o meio ambiente, a comunidade e o patrimônio público e privado, que são os elementos vulneráveis envolvidos", alertou.

Misael: "laudos periciais são trabalhos técnico-científicos"
O segundo palestrante do dia foi o Engenheiro Civil Misael Cardoso Pinto Neto, membro do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape-SP) com experiência no segmento de Perícia Ambiental, foco de sua apresentação. A importância técnico-científica dos peritos para o embasamento das decisões do Poder Judiciário em causas ambientais foi enfatizada, tendo como base as atribuições definidas pelo Código de Processo Civil. No entanto, o Engenheiro apontou algumas dificuldades no cumprimento das exigências da legislação. "É determinado que sejam mantidos cadastros de peritos em varas judiciais, o que é positivo, porém é algo que não se vê na prática em muitos lugares, especialmente em cidades de menor porte, localizadas no interior dos estados. Dessa forma, muitas vezes o trabalho de perícia é feito por profissionais já conhecidos pelos próprios juízes", relatou Misael.

Elaborado com a finalidade de facilitar o contato entre os públicos que necessitem de assessoria especializada e os Profissionais da Química habilitados a prestar esse serviço, o Conselho lançou, em novembro de 2014, o Cadastro de Peritos. À época, três mil exemplares foram impressos e enviados ao Judiciário de Primeira e Segunda instâncias, com jurisdição no Estado de São Paulo, das esferas Federal, Civil, Criminal e da Fazenda Pública. Também receberam a publicação o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça, o Tribunal Superior do Trabalho e o Tribunal Superior Eleitoral. Clique aqui para obter mais informações sobre a iniciativa.

Encerrando o ciclo de palestras, um grupo de quatro profissionais que integram o Ibape-SP expôs o desenvolvimento de uma metodologia para a valoração de danos ao meio ambiente. Como atribuir valor a uma área através da importância de seus fatores ambientais foi o tema principal da apresentação, conduzida pelo Engenheiro Eletrônico Bruno Moraes Nerici, pelos Engenheiros Agrônomos Rogério Henrique Ruiz e Victor Manoel Ventura Seco e pela Bióloga Thabata Soares Damasceno dos Santos.

Interface - A Engenheira Civil Silene Cristina Baptistelli, que atua na área de Planejamento na Sabesp, participou do evento e destacou a relação direta entre as informações dadas pelos palestrantes e a vivência no cotidiano profissional. "Lido diretamente com ações envolvendo questões ambientais. Por isso, o conhecimento obtido aqui vai ser muito útil", afirmou.

Silene e Claudio atuam na área ambiental e buscaram atualização
Por ter tratado sobre temas ligados à sustentabilidade, o seminário atraiu o interesse do Gestor Ambiental Claudio Hanaoka, que trabalha na indústria Micro-Química, fornecedora de insumos químicos localizada em Cotia. "Por envolver aspectos relativos à imagem e à reputação de empresas de todos os portes, a questão ambiental tem gerado muitas discussões nos últimos anos. Além disso, a legislação tem se tornado mais rigorosa, o que obriga os profissionais a compreender todo esse processo", explicou.

Clique aqui para baixar as apresentações dos palestrantes.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos do evento na página do CRQ-IV no Facebook.



Publicado em 15/09/2016
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região