Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Seminário discute uso da água na indústria cosmética


-
Palestra ministrada pelo Engenheiro Químico Carlos Alberto Trevisan encerrou a programação do evento

Responsáveis Técnicos e profissionais que trabalham na indústria cosmética com tratamento de água e efluentes, entre outros que tenham interface com os assuntos da RDC 48/2013 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), formaram o público presente ao Seminário: Água para Indústria Cosmética e Reúso de Água de Processo, que o CRQ-IV e a Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) promoveram nesta quinta-feira com o apoio do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp).

Palestrante Rubens Maset, da Separations
"Água e sua importância" foi o tema da palestra de abertura do evento, ministrada pelo Engenheiro Químico Sebastião Donizetti Gonçalves, sócio-diretor das empresas ProServ Química e Biocenter Qualidade Microbiológica. Em sua apresentação, ele enfatizou a importância de se combater desperdícios do recurso hídrico. "A meta deve ser sempre reduzir o desperdício a zero", afirmou.

O objetivo do seminário foi auxiliar as empresas da área cosmética para a efetivação das determinações legais da RDC 48 referentes à água de processo e efluentes. No setor cosmético, a água é de suma importância e deve ser bem controlada. Neste seminário, foram mostrados alguns processos de purificação da água, bem como a validação em atendimento a resolução da Anvisa. Conforme o item 17.21.3 da RDC, “os efluentes e resíduos devem ser identificados e classificados segundo a sua natureza. Devem ser estabelecidas as destinações, os controles efetuados e o local de disposição final dos resíduos e efluentes tratados. Devem ser registrados os controles realizados e sua frequência”.

Fernanda atua como Analista na Davene
Ainda no período da manhã, o tema "Reúso de Água" foi o foco da palestra do Engenheiro Sanitarista Rubens Garça Maset, diretor de vendas e assistência técnica na Separations Filtração de Águas e Processos Ltda.. À tarde, a programação teve as seguintes palestras: "Pré-tratamento e Pós-tratamento", com o Engenheiro Químico e consultor Osmar Ailton Alves da Cunha; "Tratamento de água: ultrafiltração, microfiltração e osmose reversa", ministrada pelo Bacharel em Química Ambiental Fábio Pereira de Carvalho, da Dow Water; e "Validação", com o Engenheiro Químico Carlos Alberto Trevisan.

Aprimoramento - A Técnica em Química e Farmacêutica Fernanda Sena da Silva atua como Analista de Qualidade Sênior na Davene, trabalhando diretamente com processos de validação e auditoria. Para ela, o conteúdo apresentado pelos palestrantes é totalmente aplicável em seu cotidiano profissional. "A empresa tem um sistema que realiza a deionização da água e o tratamento dos efluentes. E recentemente, passamos a utilizar água de reúso", explicou a profissional. No seminário, ela conseguiu tirar dúvidas sobre etapas do tratamento da água de processos industriais e a respeito de parâmetros e controles necessários para o reúso.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos na página do CRQ-IV no Facebook.

Clique aqui para baixar as apresentações que tiveram a liberação autorizada por palestrantes.




Publicado em 01/09/2016
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região