Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


QuimTec discute atuação de Técnicos no tratamento de água

 

Foto: Sabesp

 

O Marco Legal do Saneamento Básico trouxe imensos desafios para o Brasil, tanto em termos de cumprir as metas estabelecidas para garantir que, até o ano de 2033, 99% da população brasileira tenha acesso à água potável, como também preparar e qualificar os profissionais da Química para um mercado emergente.

Para discutir este assunto, o Conselho Federal de Química (CFQ) realizará, no dia 17 de agosto, às 19h, pelos seus perfis nas redes sociais, a quarta edição do QuimTec, com o tema o Saneamento Básico: Tratamento de água. O QuimTec é uma iniciativa do CFQ que visa auxiliar profissionais técnicos da área da Química na gestão de seus negócios e carreiras.

Nesta edição, a convidada será a Química Danielle Polidorio, supervisora do Laboratório de Material de Tratamento do Departamento de Controle da Qualidade dos Produtos Água e Esgoto, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A conselheira federal do CFQ, Raquel Fiori, será a mediadora do evento.

De acordo com Danielle, que também possui doutorado em Química Analítica, a atuação do Profissional da Química numa Estação de Tratamento de Água (ETA) é o coração do processo. "Este profissional deverá conhecer a água de captação de sua estação e saber conduzir o processo de tratamento, selecionando produtos químicos adequados para a remoção eficiente das impurezas, tornando esta água adequada ao consumo humano."

Ainda segundo a palestrante, a atuação de profissionais da Química no saneamento básico é muito ampla, incluindo etapas como os monitoramentos da qualidade da água captada e distribuída; A realização do processo de potabilização da água é de suma importância por estar  diretamente ligados à saúde pública. É um setor que realmente vale a pena, comenta Danielle, que também é membro da Comissão de Estudo de Produtos Químicos para Saneamento Básico, Água e Esgoto, do Comitê Brasileiro de Química da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para a conselheira Raquel Fiori, o QuimTec oferece inúmeras possibilidades de atuação no mercado de trabalho. "O evento dá um ressignificado aos Técnicos Químicos sobre o seu potencial criativo de trabalho. Nesta edição, vamos falar da trajetória da água até chegar na casa do consumidor. O Técnico em Química pode ajudar nas possibilidades de se evitar uma contaminação da água", ressalta.


SERVIÇO

4ª Edição do QuimTec

Data: 17 de agosto - 19 h (Fuso Brasília)

Transmissão: YouTubeFacebookTwitterInstagram.

 

Com informações do Conselho Federal de Química
Publicado em 03/08/2022



Voltar para a relação de notícias

 

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região