Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Tratamento de Superfícies - Conselho Regional de Química - IV Região

Tratamento de Superfícies 

 


O que têm em comum para-choques, frisos, alças de cinto de segurança e maçanetas de automóveis com frisos de geladeiras e fogões, pés de mesa, puxadores de armários, tampas de canetas, ralos, brincos, colares, botões e torneiras? Todos esses objetos são feitos de aço cromado ou de plástico cromado. Objetos submetidos a tratamentos de superfícies estão presentes na vida cotidiana, mas poucos conhecem os complexos processos a que foram submetidos para ganharem brilho, resistência e beleza. O mais tradicional desses processos tem o nome de galvanoplastia, e foi inventado no século XVIII pelo italiano Luigi Galvani.

 

A galvanoplastia é um processo químico ou eletroquímico de deposição de uma fina camada de um metal sobre uma superfície, que pode ser metálica ou não. O objetivo deste processo é embelezar as peças, e também protegê-las contra a corrosão, aumentar sua durabilidade, melhorar as propriedades superficiais e características de resistência, espessura, condutividade e capacidade de estampar. A galvanoplastia é aplicada em vários ramos da atividade econômica: na indústria automobilística, na indústria de bijuterias, na construção civil, na indústria de utensílios domésticos, na informática, na indústria de telefonia e na recuperação de objetos decorativos. Para ganhar uma camada externa metálica, as peças são submetidas a um ou mais banhos, que podem ser de cromio, níquel, ouro, prata, cobre, zinco ou estanho.

 

As indústrias de galvanoplastia que atendem as indústrias metalúrgicas e da construção civil utilizam principalmente os metais cádmio, crômio, níquel, cobre, zinco e estanho para o revestimento das peças. A indústria de folheados reveste artigos de bijuteria e similares usando principalmente ouro, prata, ródio e paládio.

 

O processo

 

O processo de galvanoplastia é realizado em três etapas: pré-tratamento, tratamento e pós-tratamento das peças. O pré-tratamento consiste na preparação da superfície da peça para que tenha aderência, favorecendo também a uniformidade e a aparência do metal que será depositado. O pré-tratamento pode ser realizado por escovação, lixamento, polimento, decapagem e jateamento para remoção de rebarbas, sulcos, tintas, graxas e ferrugem. Na etapa de tratamento a peça é submetida a um ou mais banhos de metais para que adquira uma fina camada metálica. Nessa fase, a peça é ligada ao pólo negativo de uma fonte de corrente contínua tornando-se cátodo, no qual ocorre a deposição do metal. Para a cromeação, por exemplo, a peça passa por um banho de cobre, outro de níquel e ao final recebe uma camada de crômio. O pós-tratamento consiste em um processo de lavagem com água fria ou quente, secagem em centrífuga, estufa ou jatos de ar, banho de óleo para embalagem, proteção e pintura ou envernizamento.

 

Outros tratamentos de superfícies

 

A anodização é outro tipo de tratamento de superfície aplicado apenas para o alumínio. Trata-se de um processo de oxidação forçada, em que o alumínio e suas ligas são oxidados, formando uma camada protetora, isolante e com alta dureza. A anodização pode deixar a peça de alumínio com aparência brilhante, pode acrescentar uma série de cores mediante a utilização de pigmentos orgânicos ou inorgânicos ou produzir uma película espessa e dura, com alta resistência à abrasão. A peça anodizada também pode se tornar fosca ou ganhar propriedades contra a corrosão ou o desgaste.

 

O processo chamado de eletrodeposição faz a metalização em plástico. É uma aplicação decorativa ou funcional do metal sobre uma superfície plástica, que traz benefícios técnicos e estéticos. A eletrodeposição aumenta a resistência à corrosão em peças de automóveis, por exemplo. Este tipo de metalização tem a vantagem de produzir peças com pesos menores que as peças metálicas. A metalização em plásticos é usada em peças sanitárias que requerem camadas de alta duração e resistentes à água e à umidade, em geladeiras, máquinas de lavar, eletrodomésticos e em peças de acabamento para a indústria automobilística, como grades frontais e frisos externos dos veículos. Equipamentos eletrônicos também usam este tipo de acabamento. A eletrodeposição utiliza cobre, níquel, níquel acetinado e cromio. O resultado é um acabamento brilhante e acetinado, que pode ter uma série de cores, como dourado, prateado e vários tons metálicos.

 

Como em outras áreas da indústria, a nanotecnologia já começa a ser utilizada no setor de revestimento de superfícies. Partículas hidrofóbicas já estão sendo utilizadas no Japão nos banhos metálicos e nas tintas para evitar que a água se acumule nas superfícies. Esta tecnologia é usada na produção de peças para geladeiras, máquinas de lavar e fogões. A nanotecnologia também pode criar substitutos para substâncias perigosas usadas nos processos tradicionais da galvanoplastia, como o cromio hexavalente e os pigmentos anticorrosivos usados em pintura. Outra aplicação da nanotecnologia neste setor envolve produtos com maior resistência à corrosão.

 

O papel do Químico

 

A presença dos profissionais da Química é de suma importância nas empresas que trabalham com tratamentos de superfícies, especialmente a galvanização. Pelos tipos de reagentes utilizados e pelas condições ambientais, as indústrias do setor de galvanoplastia estão entre as mais insalubres para os trabalhadores e as mais perigosas ao meio ambiente. Por lidar com banhos aquecidos, a vaporização é permanente, e a transferência de peças molhadas de um tanque a outro faz com que a chão esteja sempre molhado. Já no setor de polimento os trabalhadores lidam com muita poeira e ruído. Os sais dissolvidos nos banhos e os vapores liberados no ar podem causar problemas de saúde. Além disso, em consequência do processo de produção, as empresas geram grandes quantidades de efluentes líquidos, emissões atmosféricas e resíduos sólidos com alta carga tóxica, com metais pesados e, em alguns casos, com cianetos, que devem ser gerenciados e tratados de maneira adequada e consciente, atendendo às normas ambientais. Por isso, estas empresas precisam estar registradas nos Conselhos Regionais de Química e as operações devem ser conduzidas por profissionais da Química devidamente habilitados e registrados nos CRQs.

 

Fotos: sxc.hu

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região