Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Minicursos 2015 - Conselho Regional de Química - IV Região

Minicursos 2015 

 


Minicurso discute a nova versão da NR 20

Vinte e nove profissionais da Baixada Santista e de outras cidades do Estado participam do encontro em Santos

Santos - 03/10/2015 - As principais alterações implantadas pelo Ministério do Trabalho na Norma Regulamentadora 20, que trata de segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis, foram o tema do minicurso que o CRQ-IV, com apoio da Caixa Econômica Federal, promoveu na cidade de Santos. Vinte e nove profissionais da Baixada Santista e de cidades como Suzano, Campinas, Araras, São Paulo, Diadema e São Bernardo do Campo participaram do treinamento, que foi conduzido pelo Engenheiro Químico Nivaldo Bernardo Ferreira. O evento que começou às 8h30, no Mendes Plaza Hotel, e se prolongou até às 17h.

Nivaldo Ferreira, instrutor do minicurso

A versão atual da NR-20 deveria ter sido implantada em 2012, mas grande parte das empresas ainda não cumpriu essa exigência legal. Dificuldade de entendimento de certos conceitos da regra, o choque de alguns conceitos com os de outras normas de segurança e a posição da alta direção das companhias com vistas à não elevação dos custos são alguns dos motivos que explicam o atraso na adoção em larga escala da exigência, explicou Nivaldo Ferreira.

Segundo o palestrante, as principais alterações propostas pela norma foram a implantação do sistema de gestão de mudanças nas empresas, o controle das emissões fugitivas, o controle da eletricidade estática e a definição de prazos para atualização periódica dos procedimentos e das fichas de informações de segurança. A NR exige que o responsável para sua implantação - o que inclui o treinamento dos funcionários com atividades relacionadas ao assunto -, "tenha proficiência no trabalho com inflamáveis líquidos, gases e combustíveis e o Profissional da Química atua basicamente nessa área", salientou Ferreira. "O profissional, principalmente o Responsável Técnico, vai ter de atuar principalmente em cima das Fichas de Informação de Produtos Químicos de modo a garantir que as orientações nelas contidas sejam atendidas pela empresa onde ele trabalha e que sejam atualizadas periodicamente".

Canassa trabalha na ITW, de Araras

O Tecnólogo em Processos Químicos Jonathan Geovani Bertin Canassa, de 32 anos, veio de Araras - distante cerca de 260 quilômetros de Santos - para participar do minicurso. Coordenador de Assuntos Regulatórios da ITW Chemical Products Ltda, ele justificou o interesse explicando que "em nossa planta há bastante líquidos igníferos e já teve um registro de sinistro. A ideia é a gente estar se atualizando quanto às medidas preventivas e, particularmente, sobre a NR-20, que é a noma legal que as empresas estão obrigadas a se adequar". Canassa avaliou que o curso proporcionado pelo CRQ-IV forneceu subsídios importantes para esse processo. "O palestrante tem um notável conhecimento, o que tornou a minha participação bastante satisfatória", afirmou ele, que também participou do minicurso "Programa de Gerenciamento de Riscos para a Prevenção de Acidentes", ocorrido dia 18/09, em São Paulo. "Os dois cursos se complementaram", concluiu Canassa. O profissional veio a Santos acompanhado da esposa, a Técnica em Açúcar e Álcool Denise Daiane Martins de Ribeiro Canassa, que também participou do minicurso.

Sandra é RT numa montadora do ABC

Ser Responsável Técnica pela empresa onde atua foi a razão que, em primeiro lugar, motivou a Engenheira Química Sandra Mitika Kashiwaba Wong Costa, de 35 anos, a se inscrever para o minicurso. Moradora em São Paulo e funcionária de uma montadora de veículos da região do ABC, ela explicou que trabalha no setor de pintura de carrocerias, onde são utilizados muitos produtos inflamáveis. "O tema do curso está totalmente relacionado às atividades do  meu dia a dia", enfatizou. A engenheira disse que a NR-20 já está implementada na montadora, mas que foi importante participar do treinamento organizado pelo CRQ-IV para obter mais detalhes: "a gente conhece a norma de forma generalizada, mas sempre surgem dúvidas e muitas delas puderam ser esclarecidas aqui", concluiu.

Clique aqui para ver fotos do evento no Facebook.

Clique aqui para baixar a versão colorida da apostila deste minicurso.  

Pesquisa - Os participantes dos minicursos realizados pelo CRQ-IV respondem a um questionário para medir o nível de satisfação com os treinamentos. Os resultados apurados neste treinamento foram os seguintes:

1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?

Sim

Não

12

17


2) Por que se inscreveu para este minicurso?



Opções

Total

Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.

16

Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.

01

Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.

10

Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.

01

Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.

01


3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?

Sim

Não

29

00


4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 4, sendo 1 a nota mais baixa e 4 a mais alta.


A) Instrutor

Item/Conceito

1

2

3

4

Conhecimento sobre o assunto

00

00

05 24

Didática e clareza

00

01

04 24

Empenho na resolução de dúvidas

00

02

03 24


B) Estrutura física, instalações e serviços

Item/Conceito

1

2

3

4

Qualidade da sala de aula

00

00

00 29

Limpeza dos sanitários

00

00

01 28

Qualidade dos serviços de alimentação

00

00

00 29

 


Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região