Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Minicursos 2015 - Conselho Regional de Química - IV Região

Minicursos 2015 

 


Programa de Gerenciamento de Riscos é tema de minicurso

Treinamento conduzido pelo instrutor Ricardo Rodrigues Serpa é o segundo da programação de 2015

São Paulo - 18/09/2015 - Com a presença de 29 dos 30 inscritos, foi realizado hoje, das 8h30 às 17h30, na sede do Conselho, o segundo minicurso de 2015. As cidades de Araçatuba, Araraquara, Campinas, Piracicaba, Santos, São José dos Campos e São José do Rio Preto receberão os demais oito treinamentos previstos. Clique aqui para ver o calendário do programa, que tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal. A reportagem sobre o primeiro minicurso deste ano, também promovido na Capital, pode ser conferida aqui.

Com o tema "Programa de Gerenciamento de Riscos para a Prevenção de Acidentes", o minicurso foi voltado a profissionais de nível superior e técnico que atuem nas áreas de segurança do trabalho ou industrial, processos industriais ou meio ambiente, cujas atividades envolvam riscos associados ao manuseio, processamento ou transporte de produtos químicos perigosos.

Os tópicos do treinamento foram os seguintes: grandes acidentes industriais e programas internacionais; riscos químicos; conceitos básicos de análise, avaliação e gerenciamento de riscos; estudos de análise de riscos; programas de gerenciamento de riscos; e planos de emergência.

O instrutor foi Ricardo Rodrigues Serpa, Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas graduado pela Universidade Mackenzie, com especializações nas seguintes áreas: Poluição Marinha (Instituto Oceanográfico da USP), Transporte e Embalagem de Produtos Perigosos (Instituto Brasileiro de Petróleo), Análise de Riscos (CETESB/PROCOP), Gerenciamento de Riscos Empresariais (Inst. de Engenharia), Análise de Riscos de Processos (Inst. Brasileiro de Gerenciamento de Riscos), Gerenciamento de Projetos e Programas (FIA/USP), Risk Assessment (USEPA - United States Environmental Protection Agency) e Análise de Riscos e Planos de Contingência (ITSEMAP/MAPFRE, Madri, Espanha). Ele também trabalhou durante 19 anos na Cetesb e, desde 2001, é diretor executivo da ITSEMAP do Brasil Serviços Tecnológicos.

No vídeo a seguir, Serpa comenta sobre o atual estágio da legislação que rege os programas de gerenciamento de risco no Brasil e fala sobre o nível de preparação das empresas e profissionais para enfrentar emergências industriais.



Elizabeth e Damaris estiveram entre os participantes do evento

Benefício - Elizabeth Fontana Cerico, 32 anos, de Jundiaí, é Bacharel em Química e trabalha na empresa BBosch, situada na mesma cidade e especializada em tratamento de superfícies de estruturas metálicas. Na condição de Responsável Técnica, acredita que todo conhecimento que adquire em cursos acaba beneficiando a equipe de profissionais que coordena. "Tenho interesse em aplicar os conhecimentos no cotidiano da empresa, tornando-a mais segura na adequação dos depósitos de produtos químicos. Tendo uma base em análise de riscos, é possível realizar treinamento de pessoal", explica.

Em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho, a Técnica em Química Damaris Santos, 24 anos, da Capital, tem como objetivo aprimorar o currículo para atuar na área industrial. "Fiz o curso de Responsabilidade Técnica do Conselho em agosto deste ano e agora, com este minicurso, quero agregar mais conhecimentos em segurança, já que é algo obrigatório para quem vai trabalhar em uma indústria", salienta.

Clique aqui para acessar a página do CRQ-IV no Facebook e conferir as fotos do evento.

Clique aqui para baixar a versão colorida da apostila deste minicurso.

Pesquisa - Os participantes dos minicursos realizados pelo CRQ-IV respondem a um questionário para medir o nível de satisfação com os treinamentos. Os resultados apurados hoje são os seguintes:

1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?

Sim

Não

13

16


2) Por que se inscreveu para este minicurso?



Opções

Total

Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.

07

Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.

08

Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.

10

Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.

03

Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.

01


3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?

Sim

Não

29

00


4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 4, sendo 1 a nota mais baixa e 4 a mais alta.


A) Instrutor

Item/Conceito

1

2

3

4

Conhecimento sobre o assunto

00

00

01

28

Didática e clareza

00

00

05

24

Empenho na resolução de dúvidas

00

00

05

24


B) Estrutura física, instalações e serviços

Item/Conceito

1

2

3

4

Qualidade da sala de aula

00

02

04

23

Limpeza dos sanitários

00

00

03

26

Qualidade dos serviços de alimentação

00

00

01

28




Publicado em 18/09/2015
Atualizado em 21/09/2015

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região