Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Minicursos 2016 - Conselho Regional de Química - IV Região

Minicursos 2016 

 


As ferramentas que garantem a qualidade dos alimentos

Encontro desta sexta-feira ocorreu em hotel no Centro da cidade de Campinas

Renata é especialista em alimentos

Campinas - 16/09/2016 - A qualidade e a segurança como fatores imprescindíveis para a cadeia produtiva dos alimentos foram os conceitos discutidos nesta sexta-feira durante minicurso que o Conselho promoveu na cidade de Campinas, com patrocínio da Caixa Econômica Federal. O encontro, ocorrido no Hotel Euro Suit, começou às 8h30 e se prolongou até o final da tarde. Trinta pessoas se inscreveram para o treinamento, mas no decorrer desta semana seis desistiram. Além de residentes em Campinas, o minicurso conta com a participação de profissionais, entre outras cidades, de Piracicaba, Jundiaí, Mirassol, Itu e da distante Cândido Mota, localizada a cerca de 400 quilômetros.

O minicurso foi apresentado por Renata Aparecida Cerqueira. Técnica em Química e Farmacêutica Bioquímica (Unip), ela possui MBA em Qualidade e Produtividade e curso de Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Segurança de Alimentos. Trabalha atualmente como Gerente de Controle de Qualidade da filial brasileira da Robertet, multinacional de origem francesa que está entre as principais fornecedoras de aromas alimentares, composições de perfumes e matérias-primas naturais.

De acordo com Renata, as boas práticas na agropecuária, na manipulação e na fabricação são pré-requisitos para a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), que tem como escopo garantir um produto seguro a partir da redução ou eliminação de perigos físicos, biológicos e químicos. Em relação aos países desenvolvidos, o Brasil ainda está iniciando a implantação dessas ferramentas (BPFs e APPCCs). Por isso, ainda é de certa forma comum vermos notícias sobre empresas cujos produtos são apreendidos em razão de terem sido encontradas "impurezas" nos alimentos que produzem. No vídeo a seguir, ela ressalta a importância desses conceitos e cita o caso recente de uma grande empresa que teve um lote de ketchup interditado porque foram encontrados pelos de roedor no produto.

Elisangela: conteúdo muito rico

Técnica em Alimentos, Elisangela Mara da Silva Rodrigues, de 34 anos, trabalha na Vigilância de Campinas como Técnica em Vigilância em Saúde e participou pela primeira vez de um minicurso. Ela disse que se interessou pelo treinamento organizado pelo Conselho em parceria com a Caixa Econômica Federal porque o assunto tinha relação direta com seu trabalho e também porque considerou o conteúdo "muito rico". "Eu também achei a instrutora muito capacitada", salientou.

Maria Luiza e Francianne Nespolo

As colegas Maria Luiza Gonçalves Santos - 41 anos, Técnica em Agroindústria, Açúcar e Álcool e Responsável Técnica (RT) pela Lotus Com. Ind. de Produtos da Mandioca - e Francianne Nespolo, 23 anos, Tecnóloga em Alimentos e RT pela Gabi Alimentos, uma fabricante de farinha e farofa de mandioca - moram em Cândido Mota e viajaram mais de 400 quilômetros para participar do minicurso. Segundo Maria Luiza, é muito difícil encontrar um curso com o mesmo conteúdo na região em que ambas moram. Para atender às exigências dos clientes, observou, a empresa sempre procura melhorar seu controle de qualidade "e como estamos em fase de implantação do sistema APPCC, compensou vir de tão longe para suprir essa necessidade", afirmou. Francianne disse que decidiu participar para "agregar valor e obter informações para aperfeiçoar o trabalho". Ela contou que a empresa onde trabalha já tem o APPCC implantado, "mas é sempre bom obter mais informações para otimizar os cuidados com os riscos que os alimentos podem ter", finalizou.


Pesquisa - Confira os resultados da pesquisa realizada ao final do treinamento:

1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?

 

 

Sim

Não

11

13

 

 

2) Por que se inscreveu para este minicurso?


 

Opções

Total

Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.

14

Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.

04

Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.

04

Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.

02

Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.

00

 

 

 
3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior? 

 

 

Sim

Não

24

00

 


4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 4, sendo 1 a nota mais baixa e 4 a mais alta.


A) Instrutora
 

 

Item/Conceito

1

2

3

4

Conhecimento sobre o assunto

00

00

01

23

Didática e clareza

00

00

02

22

Empenho na resolução de dúvidas

00

00

01

23

 


B) Estrutura física, instalações e serviços
 

 

 

Item/Conceito

1

2

3

4

Qualidade da sala de aula

00

00

02

22

Limpeza dos sanitários

00

00

02

22

Qualidade dos serviços de alimentação

00

00

03

21



Clique aqui
para acessar a galeria de fotos na página do CRQ-IV no Facebook.

Clique aqui para baixar a versão colorida da apostila deste minicurso.

 

Publicado em 16/09/2016

Atualizado em 19/09/2016


Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região