Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Minicursos 2015 - Conselho Regional de Química - IV Região

Minicursos 2015 

 


Treinamento discute a aplicação da análise sensorial

Treinamento que encerrará a edição 2015 do programa recebeu 30 profissionais

Renata Cerqueira, da Robertet

Campinas - 13/11/2015 - Aulas práticas sobre famílias olfativas e gustativas foram as principais atrações do treinamento "Análise sensorial na indústria de aromas e fragrâncias" que o Conselho promoveu nesta sexta-feira. Com a presença dos 30 profissionais inscritos, o treinamento encerrou a edição 2015 do Programa Minicursos CRQ-IV, iniciativa patrocinada pela Caixa Econômica Federal. O evento ocorreu das 8h30 às 17h, no Euro Suit Hotel, centro da cidade.

O treinamento foi apresentado por Renata Aparecida Cerqueira. Gerente de Controle de Qualidade da filial brasileira da Robertet, multinacional francesa fornecedoras de aromas alimentares, composições de perfumes e matérias-primas naturais, Renata é Técnica em Química, Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Cosmetologia, além de possuir MBA em Qualidade e Produtividade. As aulas práticas que foram precedidas da apresentação e discussão dos conceitos da análise sensorial, as principais modalidades dessa técnica e dos testes aplicados.

No vídeo abaixo, a instrutora do minicurso falou sobre a importância da análise sensorial nas indústrias de perfumes, alimentos e bebidas e comenta sobre as dificuldades que os fabricantes de aromas e fragrâncias têm em obter matérias-primas que atendam plenamente suas necessidades. Segundo afirmou, tais problemas são mundiais, mas as empresas, aos poucos, começam a resolvê-los.


 

Marcela: curiosidade sobre fragrâncias

Moradora na cidade de Elias Fausto e Coordenadora de Qualidade da Daw Alimentos Internacional, a Engenheira de Alimentos Marcela de Almeida, de 32 anos, foi uma das participantes do minicurso. Ela disse que trabalha na indústria de alimentos há dez anos, que às vezes os aromas usados na produção apresentam problemas e que surgem dificuldades sobre como resolvê-los com os fornecedores. Isso também ocorre, acrescentou, quando se está desenvolvendo um produto e é necessário especificar o tipo de aroma a ser utilizado.

"Minha expectativa ao me inscrever neste curso foi a de obter subsídios para melhorar o relacionamento com os fornecedores de matéria-prima e sanar essas dificuldades", contou. A engenheira disse que que já possuía familiaridade com alguns dos pontos abordados, mas observou que participar de treinamentos é importante porque "você sempre pega alguma coisa nova, alguma informação que dá para aplicar. E eu também sou muito curiosa com relação a parte de fragrâncias e só de aprender sobre as diferenças que elas possuem já foi muito interessante", completou.


No final do minicurso, seis profissionais foram sorteados para receber brindes oferecidos pela
Robertet.

Clique aqui para ver mais fotos do evento.

Clique aqui para obter cópia da apostila deste minicurso.

Resumo - Depois de ter ficado temporariamente suspenso em 2014, o Programa Minicursos CRQ-IV foi retomado em setembro deste ano e previa a realização de dez treinamentos na sede do Conselho e em cidades onde o órgão mantém escritórios (clique aqui para ver a grade). Em razão de não terem alcançado número mínimo de inscritos, os eventos programados para Araçatuba, Araraquara e São José dos Campos foram cancelados. Os treinamentos realizados, incluído o de hoje, receberam um total de 210 inscrições e participação efetiva de 202 profissionais.

Criado em 2006, o programa prevê a oferta de cursos gratuitos, com cerca de sete horas de duração, sobre diversos temas que permeiam a atividade química. Podem participar profissionais em situação regular no CRQ-IV, inclusive aqueles que estão com o pagamento da anuidade suspensa em razão de desemprego. Em alguns casos, estudantes de cursos técnicos e superiores previamente cadastrados também podem participar. Além do treinamento, os participantes recebem material didático e refeições. O programa representa, ainda, uma excelente oportunidade para troca de informações e ampliação de networking.

Pesquisa - Veja abaixo os resultados do levantamento feito com os participantes do minicurso.

1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso

Sim

Não

20

10


2) Por que se inscreveu para este minicurso?



Opções

Total

Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.

14

Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.

05

Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.

08

Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.

03

Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.

00



3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?

Sim

Não

30

00


4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 4, sendo 1 a nota mais baixa e 4 a mais alta.


A) Instrutor

Item/Conceito

1

2

3

4

Conhecimento sobre o assunto

00

00

03

27

Didática e clareza

00

01

01

28

Empenho na resolução de dúvidas

00

00

03

27


B) Estrutura física, instalações e serviços

Item/Conceito

1

2

3

4

Qualidade da sala de aula

00

00

00

30

Limpeza dos sanitários

00

00

00

30

Qualidade dos serviços de alimentação

00

00

00

30



Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região