Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Minicursos 2015 - Conselho Regional de Química - IV Região

Minicursos 2015 

 


Como fazer o licenciamento ambiental em indústrias

Profissionais participam de treinamento sobre licenciamento de indústrias, realizado em Campinas

 

Campos foi o instrutor do minicurso desta quinta-feira

Campinas - 22/10/2015 - As regras para o licenciamento ambiental de novos empreendimentos industriais e/ou ampliação dos já existentes foram apresentadas e discutidas no minicurso que o CRQ-IV promoveu nesta quinta-feira. Vinte e nove profissionais residentes na região de Campinas e em cidades como São Paulo, Araras, Capivari, Leme, Amparo e Poá participarão do encontro realizado das 8h30 às 17h, no Euro Suit Hotel. Ao longo do dia foram abordados aspectos como a influência da localização do empreendimento em seu licenciamento, as competências legais da União, Estados e Municípios, o funcionamento do licenciamento promovido pela Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb) e as medidas exigidas para mitigação dos impactos gerados. O evento teve o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

O curso foi apresentado por João Henrique Castanho de Campos, que além de ser graduado em Engenharia Química e Direito, possui mestrado em Geologia e Recursos Naturais (Unicamp) e o título de Especialista em Gerenciamento de Resíduos Sólidos, pela Chalmers University of Technology (Suécia). Campos, que foi Diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Campinas e Engenheiro na Cetesb (1992 a 2011), atua atualmente como consultor independente e professor dos cursos de graduação e pós-graduação de algumas universidades do Interior paulista, como a Federal de São Carlos, Unicamp, Metrocamp e Faculdade de Americana, onde é coordenador do curso de graduação em Engenharia Química.

Segundo Campos, as principais dificuldades que as indústrias encontram para obter o licenciamento ambiental são relativas à utilização de produtos tóxicos e inflamáveis. A empresa terá de demonstrar que tem capacidade para fazer o armazenamento e a manipulação correta desses produtos, pois eles possuem elevadíssimo potencial para causar danos à saúde pública, ao meio ambiente e ao patrimônio da empresa e de terceiros, disse.

Mas só obter o licenciamento não é suficiente para garantir a segurança do empreendimento e da comunidade onde ele está instalado, salientou. No vídeo a seguir, o instrutor do minicurso de Campinas explica que o descuido com a condução do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) - que se torna mais grave num momento em que as empresas precisam cortar custos para sobreviver num cenário de crise econômica - é o principal indutor de acidentes mesmo em empreendimentos que possuem todas as licenças ambientais exigidas pela legislação.


Alice: empresa ampliará linha fabril

A Química Industrial Alice Bortolotto Valsechi, de 22 anos, disse ter se interessado pelo curso porque está à frente do projeto de ampliação da linha fabril da empresa onde trabalha e é Responsável Técnica, a Produtos de Limpeza Bé, da cidade de Amparo. Segundo explicou, atualmente são fabricados apenas cloro e água sanitária, “mas agora estou desenvolvendo desinfetantes, detergentes e para iniciar a produção desses itens será preciso uma nova licença ambiental”. Para Alice, que participou pela primeira vez de um minicurso, as informações obtidas no treinamento vão ajudá-la muito a dar prosseguimento ao projeto.

Clique aqui para ver fotos do eventos no Facebook.

Clique aqui
para baixar a apostila deste minicurso.

Pesquisa - Veja abaixo os resultados do levantamento feito com os participantes do minicurso.

1) Esta é a sua primeira participação em um minicurso?

Sim

Não

13

16


2) Por que se inscreveu para este minicurso?



Opções

Total

Sou profissional desta área e desejo obter novos conhecimentos e/ou esclarecer dúvidas.

17

Sou profissional desta área, estou desempregado (a) e busco qualificação para ampliar minhas chances de retornar ao setor. O evento também representou uma oportunidade de fazer contatos profissionais.

03

Sou profissional de outra área, mas tenho interesse pelo tema apresentado.

08

Estou desempregado (a) e busco qualificação em qualquer área para ampliar minhas chances de retornar ao mercado.

00

Sou estudante e quero conhecer todas as áreas da química para decidir qual delas seguir.

01



3) Acredita que sua participação no minicurso de hoje ajudará a alcançar os objetivos relacionados na questão anterior?

Sim

Não

29

00


4) Avalie os itens a seguir nunca escala de 1 a 4, sendo 1 a nota mais baixa e 4 a mais alta.


A) Instrutor

Item/Conceito

1

2

3

4

Conhecimento sobre o assunto

00

01

01

27

Didática e clareza

00

00

10

19

Empenho na resolução de dúvidas

00

01

03

25


B) Estrutura física, instalações e serviços

Item/Conceito

1

2

3

4

Qualidade da sala de aula

00

00

04

25

Limpeza dos sanitários

00

01

06

22

Qualidade dos serviços de alimentação

00

00

03

26


Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região