Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2010 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Curso do Senai - Fundação Zerrener recebe Selo de Qualidade


A Escola Senai – Fundação Zerrener, da capital paulista, é a mais nova instituição a ter um curso da área química certificado com o Selo de Qualidade CRQ-IV. A entrega da placa simbolizando a conquista foi feita pelo presidente do Conselho, Manlio de Augustinis, dia 16 de dezembro, durante a colação de grau dos formandos de 2009. O curso certificado foi o de Técnico em Análises Químicas Industriais. A certificação terá validade por dois anos.

A instituição foi a terceira a obter o Selo desde junho de 2009. Naquele mês, tiveram seus cursos certificados o Colégio Técnico de Lorena, da cidade de mesmo nome, e a Escola Senai Mário Amato, de São Bernardo do Campo.

Na entrevista abaixo, a professora Eufemia Paez Soares, diretora da escola paulistana, explica os motivos que levaram a instituição a se interessar pelo programa de certificação. Lançado em 2007, ano em que o CRQ-IV comemorou seu cinquentenário, o Selo de Qualidade busca estimular as escolas que oferecem cursos técnicos a alcançarem a excelência educacional.

Informativo - Que fatores motivaram o Senai Zerrenner a candidatar seu curso ao Selo de Qualidade?
Eufemia Soares (ES) - Acreditamos que o Selo de Qualidade seja um diferencial e que o processo para a sua obtenção seja um instrumento para verificação de parâmetros necessários para um bom desempenho do curso oferecido nas escolas.

Informativo - A escola enfrentou dificuldades para atender as exigências previstas no programa de certificação?
ES - O levantamento da documentação é bastante trabalhoso, necessitando o empenho da equipe na organização de acordo com a sequência solicitada pelo CRQ-IV.

Informativo - Em que medida o programa mostrou a necessidade de mudanças em procedimentos que pareciam consagrados?
ES - O Senai-SP é certificado pela ISO 9000, também implantada nesta escola. Faz parte do nosso dia a dia buscar a melhoria contínua dos processos e da qualidade do ensino. Dessa forma, entendemos que todos os procedimentos utilizados devam ser avaliados constantemente e que mudanças devam ser implementadas sempre que necessárias.

Informativo - A conquista do Selo favorecerá o aumento de demanda de alunos pelo curso?
ES - Acreditamos que sim, porém, essa avaliação só poderá ser feita a partir dos próximos processos seletivos.

Informativo - O Selo poderá elevar o grau de empregabilidade de seus alunos?
ES - Fazemos um trabalho de supervisão de estágios e os alunos do curso Técnico de Análises Químicas têm conseguido boas colocações. Acreditamos que o Selo de Qualidade do CRQ-IV poderá contribuir para o aumento da procura de alunos pelas empresas.

Informativo - Um dos objetivos do programa é estimular a competição entre as escolas com base na qualidade dos cursos. A senhora acredita que essa filosofia tem chances de prosperar ou ainda teremos de conviver muito tempo com campanhas para atrair novos alunos que tomam por base pontos como o valor da mensalidade e a rápida obtenção do diploma?
ES - Como educadora e cidadã, acredito que a qualidade do ensino deva ser o fator principal para a procura de um curso. Dessa forma, tenho convicção de que é uma filosofia que tem chances de prosperar, principalmente se houver o empenho da indústria, do comércio e do governo na valorização da educação como um caminho para o crescimento do País.


 Na mesma cerimônia do dia 16 de dezembro, as formandas Aimee Larissa Cevitanova e Aline Regina Deusdete receberam a medalha e o certificado representativos do Prêmio Lavoisier, entregues pelo CRQ-IV aos melhores alunos concluintes de cursos de nível médio e superior da área no estado de São Paulo.


 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região