Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2012 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Curso da Oswaldo Cruz conquista Selo


O Curso Técnico em Química da Escola Técnica Oswaldo Cruz, da Capital, o mais antigo do Brasil ainda em atividade, recebeu o Selo de Qualidade outorgado pelo Conselho Regional de Química IV Região (CRQ-IV). Trata-se da primeira escola particular da cidade de São Paulo a obter a certificação. Com a outorga, a Oswaldo Cruz se junta ao seleto grupo de instituições de ensino que aderiram ao programa criado pelo CRQ-IV para valorizar o comprometimento das escolas com a qualidade do ensino.

Para o professor Moacyr da Rocha Freitas, diretor da Oswaldo Cruz, "ter o reconhecimento do CRQ-IV é uma honra e premia a história do curso e o trabalho realizado por diretores, professores, alunos, ex-alunos e funcionários". Segundo o professor Laércio Marques Machado, coordenador técnico do curso, os ajustes necessários para se adequar às exigências do Selo de Qualidade promoveram importantes melhorias. "Passamos a ter um olhar mais crítico sobre o curso e, a partir dessa autoavaliação, conseguimos fazer mudanças. Por exemplo, passamos a documentar todos os nossos procedimentos", aponta. Veja abaixo os depoimentos dos professores.



 

Na avaliação de Machado, a certificação consolida o reconhecimento do curso da Oswaldo Cruz perante o público e as indústrias químicas. "Tendo em vista a credibilidade do CRQ-IV, a divulgação da conquista do Selo poderá atrair um número ainda maior de interessados na formação oferecida pela escola. Os que por aqui passaram já têm uma boa aceitação no mercado e a tendência é de que o grau de empregabilidade cresça ainda mais", prevê.

O coordenador acredita que o Selo de Qualidade contribui para fortalecer a imagem das escolas que procuram fazer um trabalho sério. Ele também entende que o programa contribui no sentido de convencer os estudantes de que não vale a pena escolher um curso com base em critérios como a facilidade de obtenção do diploma e, no caso de escolas particulares, o baixo valor das mensalidades. As indústrias já estão preterindo alguns candidatos em relação a outros em função da escola onde estudaram e com essa competição estimulada pelo Selo de Qualidade, em médio prazo, o público perceberá que o importante é ter um ensino de qualidade, reconhecido e com aceitação no mercado, afirma.

Histórico - O curso da Escola Técnica Oswaldo Cruz é o mais antigo da América do Sul que ainda está em atividade. Criado na década de 1950 pelo já falecido professor Mário Bruno Capuani, ele nasceu com o nome de Curso Técnico em Química Industrial. Seu lançamento se deu pela percepção de Capuani de que o Brasil não dispunha de mão de obra suficientemente qualificada para atender às indústrias químicas que começavam a se instalar por aqui.

O projeto foi então apresentado ao professor Oswaldo Quirino, diretor da escola, também falecido, que imediatamente o aprovou. Com aproximadamente 60 alunos, a primeira turma de técnicos se formou em 1959. Nos anos subsequentes, o número crescente de empresas se instalando no Brasil levou ao aumento da procura pelo curso, que chegou a ter 3 mil alunos matriculados.

Em 1967, os professores Quirino e Capuani ampliaram o projeto original e criaram dois cursos de nível superior (Química Industrial e Engenharia Química). Assim foi fundada a Escola Superior de Química, que atualmente também possui outros dois cursos na área: Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental. Em 1968, foram lançados os cursos de Bacharelado e Licenciatura, ministrados pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Há muitos anos o complexo Oswaldo Cruz é o maior formador de profissionais da Química do Brasil.

Sobre o Selo de Qualidade - Lançado em 2007, o Selo de Qualidade CRQ-IV é um programa criado pela Comissão de Ensino Técnico da entidade que objetiva oferecer um instrumento de identificação e certificação das escolas comprometidas com a qualidade de ensino. Clique aqui para saber mais sobre o programa.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região