Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2011 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Cursos da Fiec/Cepin conquistam Selo de Qualidade


A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura/Centro de Educação Profissional de Indaiatuba (Fiec/Cepin) conquistou o Selo de Qualidade CRQ-IV para os dois cursos que mantém na área química: Técnico em Química e Técnico em Meio Ambiente. A concessão foi anunciada no dia 22 de novembro pelo Plenário do Conselho, que se baseou em auditoria feita pela Comissão de Avaliação do Selo. Agora, subiu para oito o número de cursos que possuem a certificação de qualidade.

 

A Fiec/Cepin é uma instituição municipal que mantém cursos técnicos em várias áreas. Seu superintendente, João Martini Neto, disse que a entidade buscou a certificação porque quer ser uma escola de excelência: “Queremos ter um padrão educacional alto e estamos conseguindo. Foi uma surpresa agradável receber o pessoal do CRQ aqui”, comentou, referindo-se à equipe responsável pela auditoria. A professora e representante de curso, Marta Eliza Bérgamo, complementou afirmando que “mesmo fazendo um bom trabalho, acreditamos que podemos melhorar. O Selo trouxe algumas orientações para que essa melhoria continue acontecendo”. Segundo Marta, o processo para obter a certificação começou em abril de 2010 e não foi fácil. Porém, com a participação de todas as áreas da escola envolvidas foi possível conquistar a certificação.

 

O superintendente João Martini Neto acredita que a obtenção do Selo terá repercussão: “Nosso foco são as indústrias químicas. Temos que oferecer um bom ensino para que o aluno, ao sair daqui, consiga trabalhar. Vamos divulgar essa conquista regionalmente”, explicou. Neto enfatizou que a Fiec/Cepin é uma escola técnica gratuita, mantida com recursos municipais e que funciona há 25 anos. “Para nós e para a cidade é um incentivo o que o CRQ-IV está fazendo. É motivo de muita alegria conquistar esta certificação”. A professora Marta informa que a instituição tem uma turma com 30 pessoas que já atuam na indústria e que buscam formação para se regularizarem no Conselho. Também mantém em funcionamento uma fábrica-escola de saneantes que permite ao aluno vivenciar na prática o que está aprendendo. Noticiada na edição nº 103 do Informativo, a fábrica foi inaugurada em 2010 e destina toda sua produção aos órgãos da prefeitura.
 
Recertificação - O Plenário do CRQ-IV também aprovou a recertificação do curso Técnico em Análises Químicas da Escola Senai Fundação Zerrener, da capital paulista. A certificação ocorreu em dezembro de 2009.

 

Lançado em 2007, o programa Selo de Qualidade CRQ-IV é um reconhecimento aos cursos de instituições comprometidas com a excelência na formação de técnicos da área química. Para obtê-lo, a escola precisa atender a uma série de parâmetros, como os equipamentos existentes em seus laboratórios, a quantidade e pertinência dos  livros de sua biblioteca e a qualificação dos docentes. O Selo tem validade de três anos, podendo ser revalidado. Já obtiveram o Selo cursos da Escola Senai Mario Amato (Técnico em Química e Técnico em Plásticos), de São Bernardo do Campo; do Colégio Técnico de Lorena (Técnico em Química); da Escola Senai Fundação Zerrener, de São Paulo; do Colégio Alem (Técnico em Química), de Rio Claro; e da Escola Senai Luiz Simon (Técnico em Química), de Jacareí. 

 
 
Foto: CRQ-IV




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região