Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Gerente de Fiscalização do CRQ-IV concede entrevista à TV PUC-SP



O programa “Desafio Profissão”, produzido pela TV PUC, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), entrevistou o Engenheiro Químico Wagner Contrera Lopes, Gerente de Fiscalização do Conselho Regional de Química – IV Região (CRQ-IV), a fim de abordar a atuação dos profissionais da química e as perspectivas para os que trabalham na área. Apresentado pelo orientador profissional Silvio Bock, o programa também teve como entrevistado Guilherme Marson, professor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) e colaborador do CRQ-IV.

Coordenado pela equipe de Orientação Profissional do curso de Psicologia da PUC-SP, o programa semanal coloca em pauta o processo de escolha e o universo das diversas profissões. Na entrevista, Lopes e Marson apresentaram alguns aspectos da área química, como as esferas de atuação dos diferentes profissionais que a integram, o ensino de química e as tendências do mercado de trabalho.

O Gerente de Fiscalização do Conselho destacou a versatilidade que o formado na área química adquire tendo, segundo ele, o maior campo de atuação entre as profissões tecnológicas por incluir diversos ramos da indústria, citando alguns como o mineral, o petrolífero e o alimentício. Marson mencionou também o setor farmacêutico, no qual a participação dos Químicos é decisiva em procedimentos como a síntese de fármacos.

Lopes enfatizou ainda que, em todos esses setores, a importância das questões ambientais é crescente, o que aumenta ainda mais a demanda pelo trabalho dos Químicos. “Atualmente, não se consegue ter uma atividade sustentável sem se ter cuidados com a preservação do meio ambiente. Nesse contexto, a presença de um profissional da química é fundamental”, salientou.

A imagem de que os Químicos trabalham exclusivamente no ambiente de laboratório foi um dos assuntos discutidos. Lopes esclareceu que a presença dos profissionais é constante em outros setores, cuidando de diversas etapas dos processos produtivos industriais, do controle de qualidade aos impactos ambientais.

As diferenças entre as formações que os Químicos podem ter também foram discutidas na entrevista. O Gerente de Fiscalização do CRQ-IV falou sobre algumas das carreiras que podem ser seguidas, destacando cinco grandes grupos: Técnicos, Licenciados, Bacharéis, Químicos Industriais e Engenheiros. “Há uma diferença, por exemplo, entre os Bacharéis, mais voltados para a área de pesquisa e desenvolvimento de produtos, e os Químicos Industriais, que são mais focados em processos produtivos”, comparou.

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo:







Atualizado em 02/12/2013
Publicado em 22/10/2013

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região