Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


CRQ-IV sedia 6º Encontro Técnico Interamericano de Alto Nível



Debates sobre planos de segurança e controle para evitar perdas nos sistemas de tratamento e abastecimento de água foram os temas do Encontro Técnico Interamericano de Alto Nível, que ocorreu nos dias 17 e 18 de outubro no auditório do Conselho Regional de Química - IV Região (CRQ-IV), na Capital paulista. Em sua sexta edição, o evento foi organizado pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária Ambiental (Aidis) e apoiado, além do CRQ-IV, pela Associação dos Engenheiros da Cetesb (Asec), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental de São Paulo (Abes-SP) e Portal Tratamento de Água. 

O encontro reuniu cerca de 120 profissionais que atuam direta ou indiretamente com saneamento básico e ambiental. Na abertura, Jorge Triana, presidente da Aidis, ressaltou que é fundamental haver planejamento e disponibilidade de recursos para se investir no tratamento de água e, em especial, do esgoto.

“Enquanto o fornecimento de água potável chega a cerca de 70% da população latino-americana, a cobertura da rede de tratamento de esgoto atinge apenas 30%. Esse quadro gera diversos problemas de saúde pública, como epidemias de cólera em alguns países. Eventos como este encontro buscam despertar a consciência para a dimensão do problema, ainda mais considerando que a população deverá aumentar de forma significativa nos próximos anos”, apontou Triana.

Com relação a desperdícios de água, o presidente da Aidis declarou que é necessário haver um sistema de reaproveitamento mais amplo. "Com reservatórios específicos, é possível captar a água das chuvas em edificações e minimizar o desperdício. A água deve ser tratada como um recurso extremamente valioso, ainda mais considerando as mudanças climáticas que alteraram o regime de chuvas em muitas regiões, causando longas estiagens", explicou. 

A programação do encontro incluiu palestras com profissionais e pesquisadores. No primeiro dia foram abordados assuntos como “Gestão dos lodos gerados em estações de tratamento de água (ETAs)” e “Disponibilidade hídrica e controle de perdas nos sistemas de abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo”. Já na sexta-feira, as palestras apresentaram informações sobre temas como “Reúso de efluentes como parte integrante dos planos diretores de abastecimento de água potável” e “Gerenciamento de áreas degradadas e os riscos para regiões de mananciais”.

Através de sorteio divulgado em seu site, o CRQ-IV disponibilizou 20 inscrições, mas apenas sete profissionais se interessaram e participaram desse encontro internacional. Um deles foi o Químico Industrial e Licenciado Grenalt da Silva Machado, 53 anos, de São Paulo, que fez elogios à abordagem de aspectos técnicos da área de saneamento. “É o tipo de evento que traz informações interessantes e atuais sobre a área, como é o caso da palestra que tratou a respeito da gestão de lodos”, relatou.

A oportunidade também foi aproveitada pela Licenciada em Química Aline Kobayashi Martoreli, 26 anos, que viajou mais de 400 quilômetros de Monte Azul Paulista até a Capital. "O fato de ter obtido uma inscrição gratuita diminuiu o custo total da viagem e viabilizou a minha participação. Consegui a liberação da empresa em que trabalho (Serviço de Água e Esgoto de Monte Azul Paulista - Saemap) e tive a chance de acompanhar um evento importante. Tive acesso a informações que irão me auxiliar no cotidiano profissional", afirmou. Para ela, que acompanha o site e as redes sociais do Conselho, os sorteios promovidos pela entidade incentivam a qualificação dos profissionais da área química. 




Atualizado em 18/10/2013
Publicado em 17/10/2013

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região