Clique aqui para fazer o Login
   

Instruções e condições de uso para profissionais e estudantes 

 


Apenas profissionais e estudantes vinculados ao CRQ-IV, que possuam endereço de e-mail e que estejam em situação regular na entidade podem inserir currículos na Bolsa de Empregos. Não é possível atender aos interessados que não preencham tais requisitos.

Por situação regular entende-se:

Profissionais - Todos os que estão com sua documentação e anuidades em dia. Aqueles que não pagaram anuidades por motivo de desemprego devem clicar aqui e solicitar a suspensão do pagamento. Somente após a concessão do benefício será possível cadastrar o currículo. Os profissionais que estiverem com a carteira provisória vencida deverão solicitar a renovação (clique aqui para fazer isso) ou, caso já tenham em mãos o diploma (e não o certificado) de conclusão do curso, ingressar com o pedido de substituição pela carteira definitiva (clique aqui para saber como).

Estudantes - São os alunos de cursos técnicos e superiores da área química, previamente cadastrados no CRQ-IV. Clique aqui para se cadastrar. Desde que todos os dados necessários sejam preenchidos corretamente, o cadastro é feito de imediato e o acesso à Bolsa de Empregos estará liberado. Importante: o uso deste serviço por estudantes está restrito à procura de vagas por estágio.
 

Há duas formas de os profissionais e estudantes usarem a Bolsa:


Pesquisar vagas

Este processo que não requer cadastramento prévio. Para fazer a pesquisa siga as seguintes etapas:

  • Acesse o site;

  • No menu superior ou no ícone correspondente, clique sobre "Pesquisar vagas";

  • Na página que se abrir, marque os parâmetros desejados e clique sobre o botão "Pesquisar vagas".

  • Se desejar uma pesquisa mais ampla, clique sobre o link "Busca avançada". Além do nível hierárquico, formação e área de especialização, essa ferramenta permite incluir mais três parâmetros na pesquisa: cidade onde a empresa está localizada, faixa salarial oferecida e se são aceitos candidatos portadores de deficiência física. Marque os parâmetros desejados e clique no botão "Pesquisar vagas".

  • É possível, também, fazer uma pesquisa com a utilização de palavras-chave. Por exemplo, "técnico". Defina a palavra-chave e clique em "Pesquisar vagas".

  • O usuário terá, ainda, a possibilidade de listar todos as vagas cadastradas. Para isso, basta deixar os parâmetros da pesquisa sem marcação e clicar no botão "Pesquisar vagas".

Separadas pelo nome da empresa (quando liberado pela anunciante), pelo título e contendo um resumo das atividades a serem desempenhadas, as vagas serão exibidas na página seguinte. Clique sobre cada uma delas para ver a ficha completa. Para entrar em contato com as anunciantes, utilize-se dos meios (telefone, e-mail etc.) informados no final da página. Importante: O CRQ-IV e o Sinquisp não fazem a intermediação desse contato.

Caso não sejam encontradas vagas, o usuário terá a opção de gravar sua pesquisa. Isso fará com que a Bolsa o avise, por e-mail, sobre a entrada de novas vagas que estejam dentro dos parâmetros definidos na pesquisa inicial. A gravação perderá validade 30 dias após a sua solicitação. Importante: o envio de avisos somente funcionará corretamente se o programa de e-mail ou webmail do usuário não possuir sistema antispam ou se este estiver configurado para receber mensagens automáticas dos seguintes endereços: bolsa@crq4.org.br, comunicacao@crq4.org.br, secretaria@crq4.org.br e crq4.comunica@gmail.com. Solicite orientação de seu provedor de internet para saber como desativar o filtro antispam ou configurá-lo do modo citado.

Atenção usuários de e-mails @terra.com.br e @itelefonica.com: a empresa que administra esses dois domínios não faz a entrega de mensagens oriundas da Bolsa de Empregos. Para usar a Bolsa, os usuários daqueles domínios devem criar endereços alternativos - como os oferecidos gratuitamente pelo BOL, Gmail ou Yahoo e só depois iniciar seu cadastro na Bolsa. 

Publicar currículos

O usuário precisará se identificar para publicar seu currículo. Para tanto, siga as etapas abaixo. Antes disso, porém, configure agora seu programa de e-mail ou webmail para receber mensagens oriundas dos endereços bolsa@crq4.org.br, comunicacao@crq4.org.br, secretaria@crq4.org.br e crq4.comunica@gmail.com..  Se não tomar essa providência, os e-mails enviados poderão não chegar à sua caixa postal.

  • Clique no botão existente no final deste texto e preencha o cadastro inicial.

  • Durante o processo acima, será solicitado que informe seu e-mail. Mesmo que esteja empregado, opte sempre pelo e-mail pessoal.

  • Ao concluir o cadastro inicial, será mostrada uma página informando que uma mensagem de confirmação foi enviada ao seu e-mail;

  • Abra seu e-mail e clique sobre o link exibido (*);

  • Será mostrada uma página com a seguinte informação: "Seu cadastro foi autenticado com sucesso! Clique no botão abaixo para efetuar o login".

  • Clique sobre o botão indicado. Na página seguinte, informe o e-mail e a senha cadastrados no início do processo e clique sobre o botão "Entrar".

  • A página principal da Bolsa será aberta novamente. Note, porém, que no lado superior direito haverá uma mensagem de boas-vindas, seguida de seu nome. Isso significará que você efetuou corretamente seu ingresso no serviço. Observe, também, que foram acrescentadas outras abas no menu superior da página.

  • Clique sobre a aba "Currículo". Será aberta uma página contendo os dados que foram inseridos no cadastro inicial. 

  • Preencha os demais campos para completar seu currículo. É possível incluir uma foto. A imagem deverá ser vertical (tipo 3X4), estar obrigatoriamente no formato "jpg" e ter tamanho máximo de 40kb.

  • Não deixe de preencher o campo "Minicurrículo", pois quando as empresas fazem pesquisas o conteúdo daquele campo aparece logo abaixo do nome do candidato. Se você for estudante ou profissional recém-formado e não tiver vivência em nenhuma área, coloque a seguinte informação nesse campo: "Estudante sem experiência" ou "Profissional recém-formado".

  • Defina o nível de confidencialidade que deseja para o seu currículo. Se estiver desempregado ou for estudante, recomenda-se a escolha do nível mínimo para que todos os seus dados sejam divulgados, exceto CPF, RG e telefone (se a exibição deste for inibida no momento do preenchimento do currículo). Os demais níveis só devem ser escolhidos se, por exemplo, o usuário estiver empregado e não quiser correr o risco de seu empregador descobrir que está procurando uma nova oportunidade.

Ao final do processo clique no botão "Gravar". O currículo gravado será enviado ao CRQ-IV para checagem. A liberação para veiculação pública ocorrerá em até três dias úteis. Se for constatada alguma irregularidade, o usuário será contatado por e-mail.

Os currículos liberados serão veiculados por 90 dias. Cinco dias antes do término desse prazo, a Bolsa enviará uma mensagem questionando se deseja manter a veiculação por mais 90 dias. Em caso positivo, o usuário deverá clicar no link que constará da mensagem. Nenhuma providência precisará ser tomada se o usuário não tiver interesse na renovação, pois seu currículo deixará automaticamente de ser veiculado.

Alterações no currículo poderão ser feitas a qualquer momento. Para isso, acesse a Bolsa, clique sobre o ícone "Profissionais e Estudantes já cadastrados", faça o login e clique sobre a aba "currículo" para entrar em sua página. Importante: os currículos alterados deixarão de ser veiculados para que o CRQ-IV faça uma nova checagem dos dados. O prazo para retorno da veiculação também é de três dias úteis.

Também é possível suspender a veiculação do currículo antes do fim do prazo de 90 dias. Para isso, basta acessar a Bolsa, clicar sobre o botão ?Profissionais e estudantes já cadastrados? e fazer o login. A seguir, clique sobre a aba "Currículo", localizada no menu superior. Vá até o fim da página e clique sobre o botão "Suspender a divulgação do currículo". O histórico deixará de ser divulgado, mas permanecerá no banco de dados pelo tempo que restar para que os 90 dias de uso sejam completados. Ao término desse prazo e se não houver reativação, o currículo será apagado da base de dados. O cadastro inicial, porém, será mantido. Para voltar a usar a Bolsa no futuro, acesse o site, faça o login e cadastre um novo currículo.

(*) Observações:

  • O tempo de entrega das mensagens enviadas pela Bolsa pode variar de segundos a horas, dependendo da política do seu provedor de internet.

  • Alguns provedores e/ou o programa de e-mail, por regra de segurança, podem classificar as citadas mensagens como spam ou lixo eletrônico. Para evitar esse problema, antes de se cadastrar na Bolsa configure seu programa de e-mail ou webmail para receber mensagens oriundas dos endereços bolsa@crq4.org.br e secretaria@crq4.org.br. E mesmo tomando esse cuidado, verifique periodicamente se as mensagens da Bolsa não foram colocadas automaticamente nas pastas de spam ou lixo eletrônico de seu programa de e-mail ou webmail.

  • Também por política de segurança, alguns provedores de internet ou programas de correio eletrônico podem impedir que as mensagens enviadas pela  Bolsa exibam links. No lugar destes, são mostrados os endereços das páginas. Para concluir o processo em que estiver trabalhando, basta copiar o endereço, "colar"  em seu navegador de internet e apertar a tecla enter.

  • Pessoas que usam e-mails com terminações @terra.com.br, @itelefonica.com.br e @hotmail.com têm reportado dificuldades ou até impossibilidade de receber mensagens enviadas pela Bolsa. Se possuir endereços desses provedores, recomendamos abrir uma conta em serviços alternativos e gratuitos, como o Gmail e o BOL, antes de iniciar o cadastro na Bolsa de Empregos. Se não tomar essa providência, possivelmente não receberá a mensagem de confirmação de cadastro citada no início do item "Publicar currículos".

Condições de uso do serviço

  • Os dados informados nos currículos são de responsabilidade exclusiva do usuário. Uma vez que a Bolsa de Empregos é um serviço gratuito e cuja utilização depende exclusivamente do interesse do usuário, o CRQ-IV e o Sinquisp não se responsabilizam pelo uso indevido dos dados publicados.

  • Ao inserir seu currículo na Bolsa, o usuário deve estar ciente de que o acesso aos seus dados poderá ser feito por qualquer pessoa ou empresa. Desconfie caso venha a receber propostas de emprego que incluam a necessidade de pagamento de taxas de serviço ou obrigatoriedade de realização de testes ou cursos de qualificação. Mesmo quando intermediados por agências, os custos dos processos seletivos devem sempre ser pagos pelas empresas que as contrataram. Taxas de agenciamento somente serão devidas quando o próprio candidato solicitar assessoria de agências. Clique aqui para ler matéria sobre o assunto, veiculada no Informativo CRQ-IV.

  • Ao decidir por divulgar seu currículo pela Bolsa de Empregos, o usuário declara expressamente que entendeu e concorda com as instruções contidas nesta página.
     

 Clique aqui para obter o manual com informações adicionais sobre a utilização da Bolsa de Empregos.

  



 
 

 

Compartilhe:

Copyright (c) by CRQ-IV Conselho Regional de Química - IV Região
e Sinquisp – Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo