Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


         
CRQ-IV sedia workshop da Polícia Federal
 
 
 
 
O Conselho Regional de Química – IV Região (CRQ-IV) sediou hoje o workshop “Responsabilidade Compartilhada na Prevenção ao Desvio de Produtos Químicos”, promovido pela Polícia Federal e pela Agência das Nações Unidas para Prevenção e Combate ao Uso de Drogas (Unodc), que abordou os procedimentos de fiscalização de substâncias químicas adotados pelos órgãos de controle. Cerca de 100 pessoas, entre delegados e profissionais do setor químico, compareceram ao evento, que teve o apoio do Conselho e da Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (Associquim).
 
“Buscamos despertar a importância de todos os setores envolvidos, incluindo empresas privadas e órgãos públicos, nas ações de repressão ao desvio de produtos químicos para fins ilícitos, especialmente o tráfico de drogas”, explica o delegado Júlio Danilo, chefe da Divisão de Controle de Produtos Químicos da Polícia Federal.
 
Segundo o delegado, atualmente existem ações regulares para o combate à utilização ilícita de insumos químicos por parte de empresas e entidades de classe, como é o caso do Prodir (Processo Distribuição Responsável, iniciativa desenvolvida pela Associquim e empresas associadas). “Com este workshop, procuramos discutir ações concretas com o intuito de aprimorar os mecanismos de colaboração e apoio”, ressalta.
 
Na avaliação de Rubens Medrano, presidente da Associquim, “o setor privado já vem contribuindo de várias formas, participando de fóruns de discussão e aprimorando os sistemas de controle, sem inviabilizar a utilização das matérias-primas por parte das indústrias do setor”, enfatiza.
 
Entre os temas abordados nos painéis de discussão, estiveram “A cooperação internacional no controle e fiscalização de produtos químicos”, “Mecanismos de cooperação internacional na prevenção e repressão ao desvio de produtos químicos para o tráfico de drogas” e “Responsabilidade compartilhada do setor privado no controle de produtos químicos: experiências internacionais”.
 
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 05/12/2012

 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região