Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Workshop debate Resolução SMA 90
 
 
 
O Conselho Regional de Química – IV Região e a Edutech Ambiental realizaram nesta quarta-feira, na sede do CRQ-IV, o workshop “SMA 90 – Regulamentação, Exigências e Aplicabilidade”. O público foi formado por mais de 200 profissionais, entre químicos, geólogos, engenheiros e gestores ambientais, que receberam as boas-vindas do presidente do Conselho, Manlio de Augustinis.
 
O objetivo do evento foi debater as implicações da Resolução nº 90 da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), publicada em 14 de novembro de 2012, que determina as exigências para apreciação de resultados analíticos por parte do Sistema Estadual de Administração da Qualidade Ambiental, Proteção, Controle e Desenvolvimento do Meio Ambiente e Uso Adequado dos Recursos Naturais (SEAQUA).
 
Os temas abordados foram: a regulamentação das exigências para resultados analíticos, incluindo processos de amostragem de solo, água e ar; abrangência e detalhamento da acreditação segundo a Norma ABNT NBR ISSO/IEC 17025; e aplicabilidade e adequação do mercado às novas determinações.
 
A mesa debatedora, coordenada por Lauro Pereira Dias, da Comissão de Meio Ambiente do CRQ-IV, foi composta por Marcos Sillos, diretor da Edutech; Patrícia da Silva Trentin e José Roberto Costa, representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb); e Renata Borges, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Após o workshop, foi promovido um coquetel de confraternização e networking.
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 06/02/2013

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região