Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Certidões
Comissões Técnicas
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Formulários
Game
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Noticiário
Perfil
Planos de Saúde
Prêmios
Publicações
QuímicaViva
Regimento Interno
Selo de Qualidade
Sorteios
Transparência Pública
Siga-nos no Twitter   Conheça nosso Facebook   Nosso canal YouTube
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Ganhador do Nobel fará palestra no CRQ-IV
 
Com patrocínio da Umicore Brasil, Akira Suzuki estará na entidade em setembro
 
Vencedor do Prêmio Nobel de Química de 2010 ao lado de Richard Heck, da Universidade de Delaware (EUA), e de Ei-ichi Negishi, da Universidade de Purdue (EUA), o professor Akira Suzuki, da Universidade de Hokkaido (Japão), fará uma palestra no auditório do Conselho no dia 05 de setembro. A vinda de Suzuki ao Brasil conta com o patrocínio da Indústria Química Umicore, multinacional belga, com instalações em Guarulhos, Americana e Manaus. Por representar um marco relevante nas ações brasileiras voltadas ao Ano Internacional da Química, o CRQ-IV apoia a iniciativa, cedendo suas instalações para este importante evento.
 
Os ganhadores do Nobel de 2010 desenvolveram pesquisas envolvendo sínteses orgânicas catalisadas por compostos de paládio. Conforme artigo assinado pelo professor Antonio Carlos Massabni, da Unesp de Araraquara, e publicado na edição de dezembro pelo Informativo CRQ-IV, “as descobertas tiveram grande impacto no desenvolvimento de novas drogas, materiais e têm sido utilizadas em muitos processos químicos industriais para a síntese de outros fármacos e compostos biologicamente ativos”.
 
Ainda segundo o articulista, os ganhadores do Nobel desenvolveram métodos que possibilitaram a formação de ligações carbono-carbono (C-C) através de reações chamadas de “acoplamento cruzado”. Isso permitiu a obtenção, em laboratório, de moléculas orgânicas complexas  que até então existiam apenas na natureza.
 
Reações de carbonilação catalisadas por paládio também conduziram à formação de novas ligações C-C e, consequentemente, à obtenção de novas moléculas orgânicas.
 
Em 1979, a equipe de pesquisadores liderada por Akira Suzuki publicou dois artigos em que era descritos o uso de compostos orgânicos de boro, em presença de uma base, como “parceiros” dos compostos de paládio utilizados como catalisadores para a síntese de novos compostos orgânicos a partir de vinil- e aril-haletos. No processo ocorre a transferência de um grupo orgânico do boro para o paládio. A transferência é chamada de “transmetalação”.
 
InscriçõesSuzuki coupling reactions and its application in chemical industries será o título da palestra que o professor Suzuki ministrará no Conselho, a partir das 9h do dia 05 de setembro. A apresentação será em inglês e haverá serviço de tradução simultânea.
 
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo telefone (11) 3107-8747, da Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ), que também apoia o evento, no período de 22 a 31 de agosto. Poderão se inscrever profissionais da química, associados da ABEQ, professores universitários, estudantes e outros interessados com ou sem vínculo com as entidades promotoras. As vagas são limitadas e não há taxa de inscrição.

 

Publicado em 28/07/2011
Atualizado em 16/08/2011

 

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região