Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Seminário discute química e desenvolvimento sustentável
Com cerca de 60 pessoas na plateia, foi aberto às 9h30 de hoje o seminário Química e Desenvolvimento Sustentável . Evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o seminário está ocorrendo no Centro de Convenções da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), na capital paulista, e é uma realização do Centro de Estudos de Energia e Sustentabilidade da Faculdade de Engenharia da Faap e da Comissão Técnica de Meio Ambiente do CRQ-IV (CTMA), com apoio do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos de São Paulo (Sinquisp). O evento se prolongará até às 21h30 e terá apresentações de representantes da indústria, governo e universidades.
 
Ao abrir o seminário, o professor Francisco Carlos Paletta, da Faculdade de Engenharia da Faap, falou sobre a importância da data e salientou que o objetivo do encontro é contribuir para “um debate aberto e transparente, sobre como, juntos, possamos construir os caminhos que permitirão a manutenção da vida no planeta, no mundo em que o capitalismo impõe um consumo exagerado. Este é o grande desafio que nós, a sociedade moderna, tem pela frente. A nossa geração será considerada pelas gerações futuras pela capacidade de legar para nossos netos e tataranetos um mundo onde será possível viver”. Paletta lembrou que, ao sediar a Rio +20, este mês, o Brasil terá uma oportunidade única de mostrar ao mundo sua capacidade de preservar e proteger nossa biodiversidade.
 
A seguir, Lauro Pereira Dias, primeiro-secretário do CRQ-IV e membro da CTMA da entidade, disse que eventos como o de hoje são muito importantes principalmente para os profissionais da química: “Ele dá oportunidade de mudar conceitos sobre a importância da química para todas as pessoas. Esclarecer que a química não faz só mal feitos, como muitos pensam e pregam. A química proporcionou um grande avanço tecnológico que permitiu benefícios a nossa vida, como aumentar a longevidade”. Ele lembrou que há exatos 40 anos, na Conferencia de Estocolmo, a ONU colocou em debate pela primeira vez o tema da sustentabilidade. “Desde então, vem se discutindo formas de se produzir com menos impacto”. Dias afirmou que esses processos produtivos, no entanto, têm que ser economicamente viáveis, senão nossa sociedade capitalista não vai adotá-los. Por fim, lembrou que no próximo dia 18 é o Dia do Profissional da Química e citou a campanha que o CRQ-IV está fazendo que relaciona a química com a vida diária. “Somos frutos das reações química, e nosso slogan diz Somos todos feitos de química. E nada mais natural que recorrermos à química para preservarmos o meio ambiente”.
 
Na sequencia, o presidente do Sinquisp, Aelson Guaita, fez um comparativo entre o consumo e o volume de lixo gerado por duas grandes cidades, São Paulo e Nova York, para alertar que o atual modo de vida é insustentável. “Quando falamos em química, pensamos naquilo que vai fazer algum dano, trazer algum mal à sociedade, e não é bem assim, nós somos os profissionais da transformação da matéria. Guaita citou dois grandes avanços obtidos graças à química, o celular com silício e um veículo elétrico, um táxi começará a circular na próxima semana em São Paulo, para lembrar que ali existem várias reações químicas.
 
A seguir foram iniciadas as conferências. O primeiro painel, Pagamento de Serviços Ambientais, foi aberto por Consuelo Yoshida, desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3ª região e professora de direito ambiental. Ela afirmou que durante séculos o homem castigou a natureza, que já está contra-atacando com as mudanças climáticas e o aquecimento global. A desembargadora falou sobre a evolução da abordagem da questão ambiental, dos mecanismos da economia verde, como impostos e incentivos fiscais e da necessidade de investimento em capacitação nesta área. “Se não mudarmos a mentalidade e o treinamento do capital humano não vamos sair do lugar.” Citou dados sobre investimentos em energia limpa e a legislação brasileira sobre o tema. E defendeu investimento em educação ambiental para desenvolvimento da consciência e da ética ambientais.
 
Leonardo Mitidiero Mansor, Gerente Regional de Articulação e Contingência São Paulo e Centro-Oeste da Petrobras foi o palestrante do segundo painel, iniciado pouco depois das 11h, e intitulado Desafio da Petrobras na Gestão da Sustentabilidade do Pré-sal. Mansor iniciou sua fala lembrando o acidente ocorrido no Golfo do México em 2010 para revelar que todos os brasileiros, depois do ocorrido, mostram preocupação com a atuação da Petrobrás. Citou, então, uma série de medidas e programas de prevenção adotados pela petrolífera nacional e mostrou slides exibindo a localização e a forma de atuação dos CDAs, Centros de Defesa Ambiental. O executivo contou que a empresa dispõe de dez centros de defesa ambiental e 20 bases avançadas. “Cada base tem um raio de atuação de 500 quilômetros e aciona uma rede de atendimento em caso de acidentes”, afirmou. Por fim, mostrou fotos de galpões e de equipamentos como bombas, carrinhos, veículos, recolhedores de óleo no mar, motobombas, além de operações de cerco, contenção de mancha e recolhimento.
 
Novas informações sobre o seminário serão publicadas nesta página ao longo do dia. Veja abaixo as palestras programadas:
 
9h - 9h30 - Abertura
 
9h30 - 10h30 - Palestra - Pagamento de Serviços Ambientais
Dr. Tácio Lacerda Gama – PUC , Drª. Consuelo Yoshida - TRF 3 ou FIESP e Representante do Santander
 
10h30 - 11h30 - Palestra - Desafio da Petrobrás na Gestão de Sustentabilidade do Pré-Sal
Leonardo Mitidiero – Petrobrás
 
11h30 - 12h - Debate: Pagamento de Serviços Ambientais e Sistema de Gestão Ambiental
Mediador: Prof Dr. Francisco Carlos Paletta
 
12h - Almoço
 
14h - 14h30 - Palestra - Resíduos de BHC e outros Agrotóxicos Proibidos
Cetesb
 
14h30 - 15h - Palestra - Sustentabilidade na Indústria
Rhodia
 
15h - 16h - Palestra - Sustentabilidade e Legislação Ambiental
Francisco Carlos Paletta – Diretor Faculdade de Engenharia FAAP e Afonso Aquino – Faculdade de Engenharia FAAP – IPEN
 
16h - 16h30 - Palestra - Benzeno e Aspectos Ambientais
Drª Luiza Cardoso Nunes – Fundacentro
 
16h30 - 17h - Debate: Resíduos de BHC e outros Agrotóxicos Proibidos, Benzeno e Aspectos Ambientais, Sustentabilidade e Plástico Verde
 Mediador: Paulo Finotti – Comissão Técnica de Meio Ambiente do CRQ-IV
 
17h - Intervalo
 
19h - 19h30 - Palestra - Programa Brasileiro de Logística REVERSA
Flávio Ribeiro – Cetesb
 
19h30 - 20h - Palestra - Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida 
Profº Gil Anderi – USP
 
20h - 21h - Palestra - Política Estadual de Mudança Climática
Marcos Cunha – Ciclo Ambiental
 
21h - 21h30 - Debate: Programa Brasileiro de Logística Reversa, de Avaliação de Ciclo de Vida e Política Estadual de Mudança Climática
Mediador: Laércio Kutianski José Romeiro – Comissão Técnica de Meio Ambiente do CRQ-IV
 
21h30 - Encerramento
Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta – FEFAAP e Andrea de Batista Mariano – CRQ-IV
 
Publicado em 05/06/2012
 
 

 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região