Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
AIQ-2011
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Certidões
Comissões Técnicas
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Formulários
Game
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Minicursos
Noticiário
Perfil
Planos de Saúde
Prêmios
Publicações
QuímicaViva
Regimento Interno
Selo de Qualidade
Sorteios
Transparência Pública
Siga-nos no Twitter   Conheça nosso Facebook   Nosso canal YouTube
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Conselho promove encontro com professores
 
O Conselho promoveu hoje, em sua sede, o primeiro encontro com professores e representantes de cursos da área química para lhes apresentar as ações que tem programadas para o Ano Internacional da Química (AIQ) e convidá-los a se integrarem a elas. Além da campanha publicitária (clique aqui para mais detalhes), a entidade pretende realizar 1.500 palestras para estudantes dos níveis Fundamental e Médio de todo o Estado de São Paulo. Para que tal meta seja alcançada, será fundamental que os professores se disponham a atuar como palestrantes nas escolas de suas regiões. O programa deverá começar em junho. Até lá, o Conselho promoverá mais 12 encontros com professores de diversas cidades (clique aqui para ver a programação) para explicar o projeto e buscar adesões.
 
O encontro reuniu cerca de 60 participantes. A abertura foi feita pelo presidente do Conselho, Manlio de Augustinis, que iniciou sua apresentação falando um pouco sobre a legislação que criou os Conselhos de Química e o quanto ela foi importante para o fortalecimento da profissão. Ao final, ele pediu que os participantes apoiassem e participassem efetivamente das palestras para os estudantes. A reunião prosseguiu até às 12h e teve apresentações do Gerente de Fiscalização do Conselho, Wagner Lopes, que integra o Comitê Nacional do Ano Internacional da Química, e do professor Guilherme Marson, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Química, que está colaborando com o Conselho na montagem do conteúdo que será apresentado nas palestras. 

 Wagner Lopes informou que o CRQ-IV já conseguiu o apoio da Secretaria de Estado da Educação para o programa Palestras2011, que terá início em primeiro de junho. Ele explicou que o objetivo do encontro foi alinhar a mensagem que o CRQ-IV, por meio dos palestrantes, quer transmitir aos estudantes. Informou também que o Conselho disponibilizou o telefone 0800 2011 AIQ (247) para que os professores interessados em proferir palestras possam se inscrever ou solicitar informações (veja vídeo acima).

 Já o professor Guilherme Marson, do IQ da USP explicou que as palestras, com conteúdos diferenciados para alunos do ensino fundamental e médio, vão trazer quatro mensagens fundamentais para os jovens: o que é química, o que é químico, para que serve a química e como me transformo em químico. As palestras serão ilustradas por 12 slides, que terão textos e imagens do cotidiano, para facilitar a comunicação e o entendimento dos conteúdos apresentados. Segundo Marson, a maior parte das pessoas não sabe onde a química está presente, daí a importância de os profissionais da área, principalmente os professores, aproveitarem a oportunidade aberta pelo AIQ para "acabar com essa invisibilidade" e estimular os jovens a se interessarem pela carreira química (veja vídeo ao lado).

  A professora Edilene de Souza Conceição, de 33 anos, do Centro Técnico Educacional de Suzano, disse que adorou a palestra. “Na escola já estávamos conversando sobre o assunto por ser o Ano Internacional da Química. Queríamos fazer alguma coisa para divulgar a química, fazer algo com os alunos, passar para os alunos a importância da química”. Ela pretende fazer as palestras em Suzano e em cidades próximas ao local onde reside.
 
O professor Grenalt da Silva Machado, de 50 anos, da Escola Técnica Oswaldo Cruz, também gostou muito da apresentação: “Quando cheguei aqui tinha muitas dúvidas sobre o material que seria utilizado nas palestras. Mas vi que o conteúdo está sendo organizado e achei a idéia do kit muito boa.” O prof. Grenalt será um dos palestrantes que irão divulgar a química, e pretende fazer as palestras na região do Butantã e em municípios próximos, como Osasco e Cotia.
 
 
 
 Se você é professor (a) de química, está registrado no CRQ-IV e tem interesse em participar deste programa na condição de palestrante, clique aqui para preencher a ficha de adesão.
 
   
Publicado em 15/04/2011
 

 
 
 
Clique aqui para ver o que já foi publicado sobre o Ano Internacional da Química.
Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região