Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Produtos químicos industriais - Conselho Regional de Química - IV Região

Produtos químicos industriais 

 


A chamada indústria química de base é responsável pela fabricação de insumos – produtos químicos – que serão usados pelas indústrias de transformação para gerar os mais variados produtos: borrachas, fertilizantes, plásticos, tecidos, tintas etc. Em 2004, o faturamento líquido das empresas do setor que atuam no Brasil foi de 33 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 73 bilhões*). Somadas aos fabricantes de produtos farmacêuticos, tintas, defensivos agrícolas, produtos de limpeza, higiene pessoal e cosméticos, elas são o segundo setor com maior participação no PIB das indústrias de transformação brasileiras.

No mundo, são produzidos aproximadamente 70 mil produtos químicos. Alguns deles são padronizados e usados na fabricação de uma vasta gama de produtos, como é caso da amônia, empregada tanto para a produção de produtos de limpeza quanto para cosméticos. Outros são mais elaborados e visam atender um determinado setor de produção. Como exemplo temos as resinas termoplásticas, usadas exclusivamente pela indústria de tintas.

Existem ainda os produtos da chamada química fina, que exigem o trabalho de profissionais altamente capacitados. É o caso dos fármacos que contém os princípios ativos de medicamentos e dos aromatizantes da indústria alimentícia.

As empresas e os profissionais que trabalham com este segmento da química têm alta responsabilidade justamente porque produzem insumos para alimentos e medicamentos. Os equipamentos que utilizam são de alta precisão, uma vez que é necessário ter controle total de todas as etapas do processo produtivo.

*Conversão feita com base na cotação do dólar em 02/02/2006.

Saiba mais:

Abiquim - Associação Brasileira da Indústria Química
Abifina - Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina




Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região