Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Pilhas e baterias - Conselho Regional de Química - IV Região

Pilhas e baterias 

 


A chamada pilha seca é a mais comum. Seus eletrodos são constituídos por um recipiente de zinco e uma barra de carvão. Deles saem cargas positivas e negativas conduzidas por uma solução aquosa de cloreto de amônio e cloreto de zinco em amido misturada com dióxido de manganês. Justamente porque consegue conduzir a eletricidade, essa solução desempenha a função de eletrólito.

A pilha ou bateria secundária mais importante é o acumulador de chumbo. Seu eletrodo positivo (cátodo) é de peróxido de chumbo e o eletrodo negativo (ânodo) é de chumbo. Ambos são mergulhados em ácido sulfúrico diluído. Quando as reações ocorrem nos eletrodos, há geração de energia elétrica.

A bateria usada em automóveis, por exemplo, é constituída por placas de chumbo, na forma de grade perfurada. O peróxido de chumbo constitui a placa positiva e o chumbo esponjoso a placa negativa, quando a bateria está carregada. As chapas são isoladas por separadores que podem ser de vidro. A bateria fica cheia como ácido sulfúrico.

 





Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região