Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Gases Industriais - Conselho Regional de Química - IV Região

Gases Industriais 

 


Os gases industriais desempenham funções essenciais em diversos tipos de indústrias. Alguns são matérias-primas para a fabricação de outros produtos, como é o caso do oxigênio, do nitrogênio e do hidrogênio. Este último, por exemplo, é usado na produção de amoníaco e na hidrogenação de óleos comestíveis, além de ser um importante ingrediente para as indústrias química e petroquímica. O nitrogênio, por sua vez, é empregado na preservação do sabor dos alimentos embalados, evitando a oxidação. Já o gás carbônico é usado na refrigeração de sorvetes, carnes e outros alimentos. Esses dois últimos são também muito utilizados como agentes inertizantes em tanques e reservatórios que armazenam produtos explosivos.

Na forma líquida ou sólida, alguns gases são usados para a produção de frio. É o caso, por exemplo, do gás carbônico líquido ou como gelo seco. A criogenia é usada na indústria para produzir temperaturas abaixo de -100ºC. O hidrogênio, o oxigênio e o flúor líquidos são utilizados como criogênicos em mísseis e projetos espaciais ou militares.

A criogenia tem aplicações na propulsão de foguetes, no processamento eletrônico de dados, na fotóptica a infravermelho, no campo dos materiais magnéticos e no bombeamento a alto vácuo. Na indústria química, emprega-se a criogenia para a obtenção de nitrogênio e oxigênio; na metalurgia, para a produção do aço.

Outros gases industriais importantes: amônia, hélio, acetileno, dióxido de enxofre, óxido nitroso e monóxido de carbono.
 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região