Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Cosméticos - Conselho Regional de Química - IV Região

Cosméticos 

 


 

 

A classificação internacional da ONU e a classificação feita pelo IBGE aqui no Brasil incluem as fábricas de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes entre as indústrias químicas. Nessas empresas, os químicos atuam tanto na formulação quanto no controle de qualidade das matérias-primas e do produto final.

Com seu conhecimento sobre as propriedades das substâncias, os profissionais da química contribuem com a indústria coméstica, indicando quais delas devem ser usadas para cada tipo de produto. Assim, descobriu-se que as características fundamentais dos produtos esfoliantes podem ser obtidas com o emprego da sílica; as das maquiagens, com sais de boro; as dos protetores solares, com dióxido de titânio; as dos produtos para tratamento de acne, com óxido de zinco.

O trabalho dos químicos na indústria cosmética não se limita a aplicar fórmulas, mas consiste também em pesquisar e desenolver novos produtos, essenciais para garantir o espaço da empresa no mercado. Uma das maiores fábricas de cosméticos do Brasil registrou que 63% de seu faturamento de 2004 veio de produtos lançados nos dois anos anteriores. Por isso, esta e muitas outras empresas investem constantemente na inovação e ampliação de sua linha de produtos.

Outra função vital do químico nas indústrias do setor é o controle de qualidade da água, sua matéria-prima principal, tanto do ponto de vista químico quanto microbiológico. Para a produção de cosméticos, é necessária a avaliação diária do pH, condutividade e teor da substância antimicrobiana utilizada na sua descontaminação. Se houver um descuido no controle de qualidade, a água pode chegar à linha de produção com altas concentrações de cálcio, magnésio, ferro e zinco, entre outros. Em loções pós-barba, por exemplo, tais substâncias podem provocar a formação de resíduos que comprometem a qualidade do produto.

 
 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região