Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Publicações - Conselho Regional de Química - IV Região

Publicações 

 


 
 

Em maio de 2022, a Comissão Técnica de Cosméticos (CTCOS) lançou o I Compêndio de Qualidade, Validação e Qualificação, que descreve os princípios gerais que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) considera apropriados para a qualificação e validação de processos de fabricação típicos desse setor. O trabalho tem como base principal a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 48, de 25 de outubro de 2013, da Anvisa, que estabelece os procedimentos técnicos que a indústria deve adotar para garantir a segurança e a qualidade de seus produtos. O detentor do registro, notificação ou admissão é o responsável legal por tais garantias.

O Compêndio será acompanhado de quatro fascículos que trarão informações complementares sobre o tema. 

 

Clique aqui para baixar a publicação.

 




 

Em julho de 2022, a Comissão Técnica de Cosméticos (CTCOS) lançou o primeiro fascículo do Compêndio de Qualidade, Validação e Qualificação. Intitulada Validação de Sistema de Água, a publicação destaca que esse é o principal insumo utilizado na indústria cosmética, correspondendo por quase 90% da composição do produto. Em razão disso, ressalta, devem ser levados em consideração parâmetros físico-químicos, microbiológicos, higienização como plano de contingência, looping (circulação permanente).

 

O fascículo também chama a atenção para a importância de métodos como a destilação, a filtração, a micro, ultra e nanofiltração, a osmose reversa, a deionização, a eletrodeionização, a adsorção e a oxidação ultravioleta, e as combinações entre essas técnicas para tornar a água adequada à produção de cosméticos.

 

Clique aqui para baixar a publicação.

 




 

O Programa Selo de Qualidade para cursos técnicos da área química foi criado pelo CRQ-IV para certificar os cursos que primam pela excelência no ensino profissionalizante da química em nível médio. O objetivo é gerar uma competição pela qualidade que resulte no incremento da formação dos técnicos.O projeto é fruto do trabalho da Comissão Técnica de Ensino Técnico do CRQ-IV.


Nesta publicação, são descritos o programa e a metodologia de avaliação dos cursos candidatos à certificação. Deve ser usada como parâmetro para que as escolas façam sua autoavaliação, primeira etapa do processo para obtenção do selo.


Clique aqui
para mais informações sobre esta iniciativa.

 




 

Elaborado pela Comissão Técnica de Ensino Técnico do CRQ-IV e lançado em março de 2010, a proposta de currículo para escolas que oferecem cursos para formação de Técnicos Químicos foi formulada com base em aspectos como os avanços tecnológicos da indústria e a necessidade de formação de mão de obra capacitada a atender as demandas do mercado. O trabalho objetiva apoiar as escolas na elaboração ou atualização dos currículos dos cursos, em complemento às diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação.

A proposta integra o Programa Selo de Qualidade CRQ-IV.

Clique aqui para baixar o arquivo com a versão revisada, publicada em abril de 2016.

 

O CRQ-IV disponibiliza no formato PDF uma sugestão de currículo para cursos técnicos na área de Alimentos. Elaborada pela Comissão Técnica de Alimentos e Bebidas da entidade, a publicação de 17 páginas relaciona todas as disciplinas que deveriam ser oferecidas para preparar adequadamente os estudantes que tenham interesse em trabalhar como técnicos nesse importante segmento econômico.

Se já possuir o Acrobat Reader, necessário para a abertura de arquivos PDF, clique aqui para baixar uma cópia do currículo.

Se não possuir o Acrobat Reader, clique aqui para primeiro obter uma cópia desse software

 

Para atender os pedidos de orientação que frequentemente recebe das Instituições de Ensino, diante da carência de material sobre o assunto, a Comissão Técnica de Ensino Técnico do CRQ-IV elaborou o Guia de Laboratório para o Ensino de Química: instalação, montagem e operação, que em 2022 chegou em sua 3ª edição.

O trabalho, que integra o Programa Selo de Qualidade CRQ-IV, continua baseado nas normas da ABNT, do Ministério do Trabalho e da Saúde. Traz orientações sobre a construção (piso, portas, janelas), as instalações (elétrica, hidráulica, mobiliário, proteção contra incêndio), a segurança (sinalização, equipamentos e saídas de emergência), a armazenagem e o descarte de produtos e as boas práticas laboratoriais.
 

Clique aqui para baixá-lo em PDF.

 



O Programa Selo de Qualidade voltado para o nível superior de ensino na área química foi lançado pelo CRQ-IV em 2013. No entanto, a iniciativa não abrange os cursos de Licenciatura, que necessitam de indicadores diferenciados e deverão ter um programa de certificação específico, a ser lançado oportunamente.


Elaborado pela Comissão Técnica de Ensino Superior do Conselho, o programa se destina a estimular as escolas a promover atualizações metodológicas e tecnológicas de seus cursos, reavaliar continuamente suas estratégias, adequar suas instalações e buscar parcerias com vistas ao aprimoramento dos futuros profissionais. 

 

Clique aqui para mais informações sobre esta iniciativa.

 

Em setembro de 2011, a Comissão Técnica de Ensino Superior do Conselho concluiu uma proposta para modernizar os currículos dos cursos de Bacharelado em Química e Bacharelado em Química Tecnológica. O trabalho sugere a elevação da carga mínima atual de 2.400 para 2.670 horas/aula obrigatórias para os cursos de bacharelado e, para 3.180 horas/aula, para os de química tecnológica.

O conteúdo dessa proposta foi atualizado em maio de 2022.

 

Clique aqui para baixar a publicação.

 



Elaborado pela Comissão Técnica de Cosméticos do CRQ-IV, o Manual de Cosmetovigilância foi lançado em junho de 2008. A publicação inclui informações difundidas no "Workshop Cosmetovigilância”, promovido em julho de 2006 pela Comissão Técnica de Cosméticos, além de todos os procedimentos estabelecidos em normas destinadas à implantação de um sistema de cosmetovigilância.

Clique aqui para baixar o arquivo em PDF.

 

Produzida em 2008 pela Comissão Técnica de Meio Ambiente do CRQ-IV, a Cartilha de Meio Ambiente foi oficialmente lançada durante a Feira e Seminário Internacionais do Meio Ambiente (FIMAI/SIMAI), ocorridos em São Paulo. Por conta das comemorações pelos 60 anos de instalação do Conselho, a publicação ganhou uma nova versão - revisada e ampliada -, lançada em 2017 durante o V Fórum de Recursos Hídricos, promovido em 20 de março.

 

A publicação traz um apanhado da legislação a ser observada pelo Profissional da Química antes da abertura de uma empresa, durante seu funcionamento e após o encerramento de suas atividades.

 

Clique aqui para baixar o arquivo em PDF.

 

 

A primeira edição do Guia para Empresas de Saneantes foi apresentada em junho de 2012. Elaborado pela Comissão Técnica de Saneantes do CRQ-IV, a publicação reúniu informações sobre o que era necessário para a constituição, instalação e regularização sanitária de empresas do setor, além da legislação e uma série de informações práticas.

 

A segunda edição do compilado, revisada e ampliada, foi apresentada durante o II Fórum sobre a RDC nº 47/2013, ocorrido em abril de 2018 na sede do Conselho.

 

Em janeiro de 2022 saiu a 3ª edição do Guia, com o objetivo de atualizar as legislações do setor que afetam diretamente as questões regulatórias e a responsabilidade técnica. Entretanto, a partir do mês de março deste mesmo ano muitas normas foram revogadas e diversas novas resoluções publicadas, o que tornou necessária a imediata revisão do conteúdo O material atualizado está disponível neste link.

 

Entendendo a Responsabilidade Técnica é um manual que reúne informações vitais para quem já é ou pretende se tornar responsável técnico. A legislação, questões éticas e práticas, a remuneração e a abrangência da atuação do RT são alguns dos temas abordados.

O texto é de Wagner Contrera Lopes, que foi Gerente de Fiscalização do CRQ-IV e, em 2021, assumiu a Superintendência da entidade. Lopes também foi eleito integrante titular do Conselho Federal de Química.

 

 

Publicada em novembro de 2014, a cartilha Peritos Químicos traz a consolidação do cadastramento feito pelo Conselho para atualizar e ampliar o contingente de profissionais de seu Banco de Peritos e que podem ser chamados para atuar em demandas judiciais ou extrajudiciais. Tais serviços podem ser solicitados por pessoas físicas, jurídicas ou o Poder Judiciário. A contratação dos serviços desses profissionais independe de intermediação do CRQ-IV.

 

Clique aqui para ler outras informações sobre essa publicação.

Importante: a partir de junho de 2016, a atualização dos dados desse cadastro passou a ser feita apenas no site do Conselho. Clique aqui para acessar esse serviço.

 

Publicada em maio de 2015, a Literatura Sugerida para Cursos Técnicos da Área Química foi elaborada pela Comissão Técnica de Ensino Técnico do CRQ-IV como um complemento aos trabalhos iniciados com o Currículo recomendado para o Curso Técnico em Química (também disponibilizado nesta página).

A relação de livros contida nesta publicação visa auxiliar as instituições de ensino no desenvolvimento e atualização de suas matrizes curriculares, bem como na adequação do acervo de suas bibliotecas. Foram sugeridos alguns livros de nível superior para contemplar o currículo recomendado, devido à carência de livros técnicos escritos e/ou traduzidos para o português.

 

Clique aqui para baixar o arquivo.

 

Publicada em julho de 2015, esta sugestão de currículo mínimo elaborada pela Comissão Técnica de Alimentos e Bebidas do CRQ-IV é uma contribuição às Instituições de Ensino que mantêm ou pretendem criar cursos superiores de Tecnologia de Alimentos.

 

Clique aqui para baixar o arquivo.

 

Lançada em setembro de 2015 durante o ;Seminário de Gestão de Resíduos Industriais pela Comissão Técnica de Meio Ambiente do CRQ-IV, esta publicação visa subsidiar o leitor com a visão jurídico-ambiental da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para que ocorra a interação com os aspectos técnicos e sociais desta legislação.

 

A publicação foi atualizada em junho de 2020.

 

Clique aqui para baixar o arquivo.

 
 
 

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região