Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Morre Paschoal Senise, pioneiro do IQ-USP

 

Morreu quinta-feira (21/07) Paschoal Senise, professor emérito do Instituto de Química (IQ) da USP. O velório e a cremação aconteceram no Cemitério e Crematório Horto da Paz (Rua Horto da Paz, 191, Potuverá, Itapecerica da Serra, São Paulo). Aluno da primeira turma do curso de Química da USP, formado em 1935, Paschoal Senise dedicou sua vida à universidade, atuando como professor titular do Departamento de Química Fundamental e em cargos de direção. Ele também integrou a primeira turma de conselheiros do Conselho Federal de Química, em 1957. Em 2006, quando o Sistema CFQ/CRQs completou meio século de existência, o CRQ-IV realizou uma cerimônia para comemorar a data e homenagear personalidades que tiveram papel importante na consolidação do Sistema. Entre elas estavam Pascoal Senise e o também falecido professor Walter Borzani.

Senise foi diretor do IQ de 1970 a 1974 e de 1978 a 1982. Coordenou a Câmara de Pós-Graduação do Conselho Universitário (Co), equivalente à atual Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Em 2006, registrou seu testemunho da criação do IQ/USP no livro Origem do Instituto de Química da USP – Reminiscências e comentários, publicado pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), e cujo lançamento foi noticiado pelo Informativo CRQ-IV. Aposentado há mais de 20 anos, o professor nunca deixou de exercer suas atividades no IQ e atualmente era o coordenador de seminários da área de Química Analítica.

A missa de sétimo dia do professor Paschoal Senise será celebrada na quarta-feira, dia 27/07, às 19h, na Igreja Nossa Senhora Mãe do Salvador (Cruz Torta), Av. Prof. Frederico Hermann Jr., n° 105, Alto de Pinheiros.

 

(Com agência USP de notícias e prof. Ivano Gutz/IQ-USP)

Publicado em 25/07/2011

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região