Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Química perde o Prof. Dr. Otto Richard Gottlieb 
 
 
 
É com grande pesar que o CRQ-IV informa o falecimento do Prof. Dr. Otto Richard Gottlieb ocorrido ontem, dia 19 de junho no Rio de Janeiro, aos 90 anos de idade. O enterro será realizado amanhã, dia 21/06, às 12h no Cemitério do Comunal Israelita do Caju, Rua Monsenhor Manuel Gomes, 311 - Caju - Rio de Janeiro/RJ. À pedido da família, informamos que não haverá velório.
 
Formado em Química Industrial (Universidade do Brasil, RJ, 1945) atuou na indústria durane 10 anos antes de abraçar a carreira acadêmica. Desde cedo, ficou fascinado pela diversidade da composição química da flora nessa última fronteira biológica, o Brasil. Foi pioneiro na introdução de fitoquímica, e concomitantemente da química orgânica moderna.

Obteve os graus de Doutor e Livre Docente pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1966) e de Professor Titular pela Universidade de Brasília (1964) e Universidade de São Paulo (1975), onde atuou no Instituto de Química até se aposentar compulsoriamente em 1990. Em seguida, foi pesquisador visitante da FIOCRUZ (1990 - 2001) e Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ (2003 – 2005).
 
Otto Richard Gottlieb foi o primeiro vencedor do Prêmio Fritiz Feigl, em 1977. Clique aqui para ler a matéria sobre o prêmio que foi instituido pelo CRQ-IV para homenagear profissionais da química com destaque em suas áreas de atuação.   
 
 
 
 
 
 
Publicado em 20/06/2011

 

 
 
 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região