Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Simpósio celebrou o Dia Mundial da Água
 
 
Com um rápido discurso do presidente do Conselho Regional de Química da IV Região, Manlio de Augustinis, foi aberto pouco antes das 9 horas de hoje o 1º Simpósio de Inovação Tecnológica, Tratamento e Uso Responsável da Água. Ao longo de todo o dia haverá uma série de painéis com especialistas na área, para tratar de temas como padrões de potabilidade, a cobrança pelo uso da água e tecnologias avançadas para o reúso.  
 
Com mediação do Professor Paulo Finatti, o primeiro painel teve a participação do engenheiro químico Marcelo Morgado, assessor de meio ambiente da Sabesp, que falou sobre o tema 'Soluções para recuperação de mananciais'. Marcelo Morgado mostrou dados sobre a área de atuação da Sabesp, e falou sobre aspectos do tratamento de esgotos e da atuação da empresa para ampliar o número de municípios que contam com saneamento básico. "Como a matéria prima da Sabesp é a água, temos que tratar os esgotos", afirmou. Ele lembrou que o estado de São Paulo tem os melhores índices de tratamento de esgotos do país, mas mesmo assim é preciso trabalhar muito para recuperar um grande déficit gerado por décadas de passivo ambiental. Também mostrou dados sobre a situação dos rios em todo o planeta, e revelou que metade deles tem a qualidade da água comprometida pela poluição. 
 
Depois dele foi a vez da desembargadora federal Dra. Consuelo Yoshida abordar o mesmo tema. "Somos todos responsáveis pela degradação e pelo desequilíbrio ambiental, comprometendo a qualidade de vida das presentes e das futuras gerações", disse a desembargadora.
 
A seguir falou Amauri Pollachi, chefe de equipe de gerenciamento de proteção aos mananciais da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo.  Ele falou da importância da preservação e recuperação dos mananciais responsáveis pelo fornecimento de água para a população de São Paulo. Após esta palestra foi promovido um debate entre os presentes, com perguntas e respostas sobre o primeiro tema abordado no simpósio.
 
O Simpósio, realizado pelo CRQ-IV e Sindicato dos Profissionais da Química (Sinquisp), está sendo promovido no auditório do Conselho Regional de Química como parte das comemorações pelo Ano Internacional da Química.
 
 
 
Publicado em 22/03/2011
 
Veja mais informações sobre este assunto clicando aqui

 
 
 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região