Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Augustinis fala à Química e Derivados
 
A situação do mercado de trabalho e a qualificação dos profissionais da química foram os dois principais temas da entrevista que o Engenheiro Manlio de Augustinis, presidente do CRQ-IV, concedeu hoje à revista Química e Derivados. Ele avaliou que existe uma tendência para que o volume de empregos no setor continue crescendo, mas observou a necessidade de que as empresas invistam mais no aperfeiçoamento contínuo de seus funcionários e que as instituições de ensino ofereçam cursos que proporcionem uma formação adequada às necessidades do mercado. Estas são, conforme destacou, condições básicas para que o setor enfrente os desafios que o crescimento econômico impõe.
 
Augustinis lembrou que as reservas de petróleo existentes na chamada camada pré-sal representam uma grande perspectiva de mercado de trabalho. “Mas a Petrobras diz que faltam profissionais qualificados, o que é uma verdade”, concordou. De acordo com Augustinis, ainda é muito pequeno, no Brasil, o número de jovens que se interessa por carreiras da área da Química e outras ligadas à tecnologia. Este fato, somado à formação ainda longe do ideal proporcionada por escolas técnicas e superiores, podem representar um gargalo para que os setores químico e petroquímico alcancem, em pouco tempo, todo o potencial que deles se espera.
 
Durante o encontro com o jornalista Marcelo Fairbanks, Augustinis apresentou dados sobre o comportamento do setor, no estado de São Paulo, jurisdição do CRQ-IV, entre 2000 e 2010. No período, o número de empresas registradas passou de pouco mais de 9 mil para 12,9 mil, representando um crescimento ao redor de 35%. Já o total de profissionais empregados aumentou 67%, passando de 40,5 mil para 68 mil.
Tais resultados foram proporcionados por dois fatores: reflexo do crescimento econômico que o País experimentou no período e a intensificação da fiscalização feita pelo Conselho. Conforme salientou Augustinis, o Conselho tem desenvolvido ações destinadas não a punir empresas ou trabalhadores que atuam sem o registro exigido por lei, mas sim criado  mecanismos que possibilitem a regularização. Como exemplo, citou o setor sucroalcooleiro, que hoje é o segundo maior empregador de profissionais da química no estado. Em 2000,comparou o presidente do CRQ-IV, as usinas de açúcar e álcool somavam 148 empresas e possuíam 1.176 químicos em situação regular. Por conta de convênios incentivados no decorrer dos anos pelo Conselho e que envolveram as próprias empresas, prefeituras e órgãos da Educação, as empresas puderam qualificar milhares de trabalhadores que até então exerciam irregularmente atividades privativas da área. O resultado desse esforço contribuiu para que o setor sucroalcooleiro fechasse 2010 empregando mais de cinco mil profissionais da química, o que representou um aumento de 320% em relação a 2000. No mesmo período, o número de empresas cresceu bem menos, 20,9%.
 
Manlio de Augustinis também comentou sobre algumas ações que a entidade tomará em breve para comemorar o Ano Internacional da Química. Como forma de contribuir para o esforço de aproximar os jovens da ciência, ele confirmou que a entidade tem a meta de realizar este ano 1.500 palestras voltadas para estudantes dos níveis fundamental  e médio. “Esta semana teremos uma reunião com representantes da Secretaria Estadual de Educação para darmos detalhes e pedir o apoio do governo para este projeto”, adiantou. O presidente do CRQ-IV também confirmou que o Conselho, renovando iniciativa de anos anteriores,  fará uma campanha publicitária voltada ao grande público e destinada a salientar a importância da química na qualidade de vida das pessoas.
 
A entrevista do presidente do CRQ será veiculada na próxima edição da revista Química e Derivados. 
 
Clique aqui para ler a matéria publicada na edição de março da Química e Derivados
 
 
 
Publicado em 28/02/2011
Atualizado em 29/03/2011

 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região