Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Edição Maio / Junho de 2000 - Conselho Regional de Química - IV Região

Edição Maio / Junho de 2000 

 


Prêmio CRQ-IV

Conheça os estudantes vencedores da edição 2000 do concurso
Categoria: Química de Nível Médio
Título: Viabilização do processo de compostagem com folhas de eucalipto.
Autora: Renata Borges do Nascimento.
Orientadora: Solange Lopes Nascimento Losada.
Instituição: Escola SENAI Mario Amato.
A folha de eucalipto é um resíduo comum e abundante em determinadas áreas, sendo difícil a sua biodegradação. Em geral, a disposição final se dá de forma inadequada, contrariando a legislação ambiental. Os objetivos do trabalho foram encontrar, a partir da compostagem, um destino final adequado e economicamente viável para as folhas de eucalipto. A posterior aplicação prática do projeto converterá o problema em um benefício para a comunidade. A fase inicial correspondeu ao estudo da viabilidade do processo a partir de dados analíticos obtidos em escala piloto. A pesquisa encontra-se agora em fase de operacionalização.
Categoria: Química de Nível Superior com Tecnologia
Título: Modificações químicas em matrizes colágenas empregadas na confecção de biopróteses cardíacas e seus efeitos sobre a calcificação. Estudo experimental em ratos.
Autor: José Augusto Baucia.
Orientador: Washington Eugenio Teixeira.
Instituição: Universidade Anhembi Morumbi.
O pericárdio bovino é um dos tecidos biológicos mais utilizados para a confecção de biopróteses cardíacas. Para evitar sua degradação e neutralizar suas propriedades antigênicas, ele precisa ser estabilizado. O glutaraldeído (GNDA) é o agente mais utilizado para essa finalidade. Embora tal tratamento forneça um tecido biológico adequado, a sua calcificação tardia pós-implante constitui a causa predominante de falência das biopróteses. O trabalho procurou avaliar um tratamento químico do pericárdio bovino com GNDA que pudesse inibir a calcificação e preservar as características físico-químicas e biológicas necessárias à manufatura de biopróteses. 
Categoria: Engenharia Química
Título: Aplicação de redes neurais artificiais em três casos das indústrias química e petroquímica.
Autora: Sheila Contant.
Orientadora: Liliane Maria Ferrareso Lona.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas.

Rede neural artificial é uma ferramenta computacional capaz de aprender a relação existente em um conjunto de dados. Sua utilização visa definir as condições operacionais de diferentes sistemas a fim de gerar produtos com características específicas ou otimizar o processo de modo a atender a mercados cada vez mais exigentes. O trabalho aplicou redes neurais nos seguintes casos: Comportamento de um regenerador industrial de catalisador no processo FCC de craqueamento catalítico; Predição e controle da formação de hidratos em dutos; e Comportamento de reator de leito fluizado para produção de polietileno. Analisou-se a estrutura de rede mais adequada e foram realizadas predições.
Categoria: Química de Nível Superior
Título: A atividade antioxidante de fenotiazínicos sobre danos provocados por radicais livres em sistemas biológicos.
Autor: Marcos Augusto Stolf Brasil.
Orientador: Nelson Nepomuceno.
Instituição: Universidade Metodista de Piracicaba.
A pesquisa procurou conhecer melhor o mecanismo de ação de drogas com possível papel oxidante e a interação destas com membranas biológicas, bem como a ação protetora exercida por elas na manutenção da integridade de sistemas que serão submetidos ao estresse oxidativo induzido por hidroperóxidos ou sais ferrosos. O objetivo foi elucidar o mecanismo de ação das drogas em questão, obtendo maior entendimento sobre a sua partição e localização nas membranas biológicas.
 
Nota: Não foi possível publicar a foto do vencedor porque o mesmo estava fora do País quando do fechamento desta edição . 

Voltar para a matéria

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região