Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Linha do tempo da cerâmica - Conselho Regional de Química - IV Região

Linha do tempo da cerâmica 

 


 
 
 
 

10000 a.C. – achados arqueológicos na Inglaterra, Bélgica e Alemanha mostram que a cerâmica já existia nesta época. 

 

6000 a.C. – as peças de cerâmica mais antigas conhecidas por arqueólogos foram encontradas na área ocupada pela cultura Jomon, no Japão. 

 

4500 a.C. – vilarejos neolíticos em Banpo, na província chinesa de Shaanxi, já produzem cerâmicas de boa qualidade vermelha, cinza, preta e pintadas.

 

4000 a.C. – sociedades antigas do Oriente Médio dominam a técnica de queima de tijolos e peças cerâmicas. Produzem vasos, potes e jarros usados para conservar alimentos, perfumes e óleos e também estatuetas, urnas funerárias e tijolos. Os chineses produzem cerâmica pintada e esmaltada. 

 

3000 a.C. – os egípcios produzem tijolos de várias cores, vasos de argila vermelha e louças brancas produzidas com argilas arenosas. O vidrado tem cores azul turquesa e verde, e as peças têm forma regular. 

 

2000 a.C. – o torno é inventado na região do Mediterrâneo nesta época. A roda de madeira movida a pedal permite fazer vasos e tigelas de superfície lisa e espessura uniforme.

 

1500 a.C a 500 a.C. – os gregos, excelentes ceramistas, produzem pratos, taças e ânforas em Atenas e Samos. Usam argilas vermelhas e com elas fazem peças com fundo negro ou azul e pinturas vermelhas.

 

700 a.C. – na Itália, os etruscos criam vasos esmaltados e peças com decoração em relevo. As peças estruscas têm formas bizarras, esmaltes vivos e brilhantes e desenhos ornamentais. 

 

Séc. I até o séc. IV – o império romano domina a técnica de fabricação de tijolos e manilhas para transporte de água e dissemina esta tecnologia pela Europa. 

 

Séc. VI até o séc. XIV – tribos árabes invadem a Europa e o norte da África e levam sua influência para as artes e a arquitetura. Azulejos coloridos e com arabescos decoram prédios, palácios e templos, como o Palácio de Alhambra, na Espanha. 

 

Séc. VI – os chineses descobrem a fórmula da massa e as técnicas de produção e começam a fabricar porcelana de alta qualidade. 

 

Séc. VIII – a maiólica, majórica ou terracota, é introduzida na Espanha, vinda do norte da África e do Oriente Próximo. Levada à Itália, teve seu ponto alto de produção nos século XIII e XIV em Maiorca, nas ilhas Baleares, dando origem ao nome. A vitrificação era inicialmente feita com base em sais de chumbo e depois de estanho. Um dos principais centros produtores na Itália era Faenza, que deu origem à palavra faiança. 

 

1295 – Marco Polo volta do Oriente e traz a porcelana chinesa para a Europa, que passa a importar as peças chinesas a alto preço.

 

Sécs. XII e XIV – igrejas europeias são pavimentadas com azulejos decorados.

 

Séc. XIV – a cerâmica cinza ou marrom, com vitrificação à base de sal, começa a ser produzida na Renânia, Alemanha. 

 

Séc XV – graças às navegações, Portugal toma contato com os azulejos e passa a utilizá-los na decoração de igrejas e casas nobres. 

 

1515 – comerciantes portugueses começam a vender a chamada porcelana Companhia das Índias na Europa por altos preços. 

 

Séc. XVI – a cerâmica branca ou branco-amarelada (grés), com vitrificação feita com sais de chumbo começa a ser produzida na Inglaterra, mas ganha escala industrial a partir do século XVIII com Josiah Wedgwood em sua primeira fábrica em Berslem, em 1759.

 

1596 – o inglês John Harrington desenvolve um vaso sanitário e o instala no Palácio Richmond, da Rainha Elizabeth I. Ele cria o termo water closet para designar o recinto. 

 

1609 – a Companhia Holandesa das Índias Orientais começa a importar a cerâmica azul e branca chinesa e a partir de 1615 passa a exportá-la para todo o mundo. 

 

1640 – artesãos de Delft, na Holanda, passam a produzir porcelana imitando os padrões decorativos chineses, e tornam famosa a produção da cidade. 

 

Séc. XVII – o Brasil encomenda lotes de azulejos decorativos em estilo barroco para fábricas de Lisboa.

 

1707 – Johann Friedrih Böttger descobre a fórmula para produzir a verdadeira porcelana fina, translúcida e resistente, semelhante à dos chineses. 

 

1710 – fundada em Meissen, na Alemanha, a primeira fábrica de porcelana da Europa. A fábrica funciona até hoje, e seus arquivos guardam 10 mil receitas de pigmentos para cerâmica e 200 mil moldes diferentes de louças. 

 

1756 – fundada a fábrica de porcelana de Sèvres, na França, que dominaria o mercado europeu de louças finas. 

 

1778 – o inventor inglês Joseph Bramah cria o vaso sanitário com descarga hídrica. O equipamento é inteiramente feito de metal. 

 

Séc. XVIII – fábricas de porcelanas são abertas em toda a Europa e na Inglaterra, onde Josiah Spode cria a bone china, porcelana em cuja fórmula são acrescentadas cinzas de ossos, e que se tornaria a marca registrada da porcelana inglesa. Em Portugal, o Marquês de Pombal, primeiro-ministro de D.João VI, apóia a fundação da Real Fábrica de Loiças, em Lisboa, que impulsiona a fabricação de azulejos no país. 

 

1793 - o químico João Manso Pereira abre no Rio de Janeiro uma fábrica de porcelanas. 

 

1848 – o governo inglês aprova o Ato de Saúde Pública, sobre destinação de esgotos domésticos, e incentiva pesquisas sobre saneamento básico e engenharia. Fábricas de porcelana começam a lançar versões de vasos sanitários mais baratas, substituindo o metal por estruturas de louça. 

 

1854 – o alemão Carl Schlickeysen inventa a primeira máquina extrusora movida a tração animal, que permite a fabricação de tijolos em larga escala.

 

Séc. XIX – a Inglaterra começa a produzir azulejos em escala industrial, reduzindo significativamente os preços do produto. 

 

Séc. XX – as casas começam a ter banheiros. A busca por mais higiene faz com que cozinhas e banheiros sejam revestidos por azulejos, dando início a uma extensa produção em todo o mundo. 

 

1900 a 1940 – primeiras indústrias cerâmicas instalam-se no Brasil e passam a produzir louça de mesa, isoladores elétricos, sanitários, azulejos, ladrilhos, pastilhas grês e porcelanas de mesa. 

 

Déc. 1930 – as olarias brasileiras começam a produzir os primeiros tijolos furados. 

 

Déc. 1960 – a urbanização impulsiona a indústria de louça sanitária no Brasil e a produção brasileira salta de 2 milhões de peças por ano para mais de 20 milhões de peças. 

 

1986 – realiza-se o primeiro congresso de cerâmica avançada do mundo. 

 

1990 – as indústrias cerâmicas brasileiras entram em uma etapa de otimização de processos produtivos .

 

2003 – o Brasil tem 200 empresas produtoras de porcelana que produzem 134 milhões de peças por ano. 

 

 
 

Texto
Mari Menda
Assessoria de Comunicação e Marketing CRQ-IV

Revisão
Prof. Dr. Antonio Carlos Massabni
Prof. Titular aposentado do IQ-Unesp Araraquara

Publicado em 12/04/2011

 
 
 
 
 
 
 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região