Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
AIQ-2011
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Certidões
Código de Ética
Comissões Técnicas
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
Eventos
Espaços para Eventos
Estatísticas
Fale Conosco
Fiscalização
Formulários
Game
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Minicursos
Noticiário
PDQ
Perfil
Plantões de Atendimento
Prêmios
Publicações
QuímicaViva
Regimento Interno
Selo de Qualidade
Sorteios
Transparência Pública
Siga-nos no Twitter   Conheça nosso Facebook   Nosso canal YouTube
 



Matéria Anterior   Próxima Matéria

Parceiros distribuirão 5 mil kits para medir pH


Uma parceria envolvendo a associa­ção e o sindicato das empresas de distribuição de produtos químicos (Associquim/Sincoquim), o Sindicato dos Profissionais da Química (Sinquisp), o CRQ-IV e a Universidade de Campinas possibilitará a distribuição gratuita, para escolas paulistas, de cinco mil kits destinados a medir o pH da água. As entidades empresariais e o Sinquisp garan- tirão os recursos para a compra das matérias-primas, a Unicamp produzirá os kits e o CRQ-IV fará a distribuição, disponilizando-os em sua sede e nos escritórios que mantém no Interior. Parte desses kits será entregue às Diretorias de Ensino do Estado para distribuição direta à rede de escolas.
 
A iniciativa busca estimular a adesão dos estudantes paulistas no programa pH do Planeta, que integra uma série de eventos propostos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) para o Ano Internacional da Química (AIQ). É uma atividade em que estudantes do ensino fundamental e médio coletam uma amostra de água de fontes como rio, mar, lagoa e chuva, medem o pH usando um kit com soluções coloridas indicadoras, e incluem os resultados em um banco de dados na internet, chamado Global Experiment Database, juntamente com informações da escola envolvida. No Brasil, o projeto pH do Planeta é coordenado pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e pode ser acessado pelo portal QNInt (http://qnint.sbq.org.br/qni).
 
Além de fazer a distribuição dos kits, o CRQ-IV atuará como difusor do programa, que será incluído no conteúdo das palestras que realizará. O programa de palestras, que vai de junho a novembro, visa divulgar a ciência para alunos do ensino fundamental e médio e faz parte das ações da entidade para o Ano Internacional da Química. A meta é que sejam ministradas 1.500 palestras que mostrarão aos estudantes a presença da química no cotidiano e a sua importância na qualidade de vida das pessoas.
 
Para organizar as palestras e buscar o apoio de palestrantes, entre abril e maio, o CRQ-IV promoveu 13 reuniões com representantes de instituições de ensino, na capital e no interior. De acordo com Wagner Lopes, gerente de fiscalização do Conselho e responsável por esse programa, a iniciativa já obteve a adesão de 157 palestrantes. Nas reuniões, 93 instituições de ensino foram representadas e se tornaram parceiras do programa. Foram recebidos até o momento 198 pedidos de palestras, que poderão alcançar mais de 87 mil estudantes.
 
As escolas que quiserem receber gratuitamente os kits deverão se cadastrar no portal do QNInt. A seguir, a SBQ indicará os locais de retirada.
 
 
 

 
Clique aqui para ver o que já foi publicado sobre o Ano Internacional da Química.
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região