Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
AIQ-2011
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Certidões
Comissões Técnicas
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Formulários
Game
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Minicursos
Noticiário
Perfil
Planos de Saúde
Prêmios
Publicações
QuímicaViva
Regimento Interno
Selo de Qualidade
Sorteios
Transparência Pública
Siga-nos no Twitter   Conheça nosso Facebook   Nosso canal YouTube
 



Matéria Anterior   Próxima Matéria

Cerimônia marca o lançamento do Ano Internacional da Química


Mais de 400 convidados de 60 países, inclusive do Brasil, se reuniram em Paris (França) nos dias 27 e 28 de janeiro para o lançamento oficial das atividades do Ano Internacional da Química (AIQ). A abertura foi no auditório da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A química vai desempenhar um papel importante na solução de alguns dos maiores desafios do mundo, como a saúde humana, a segurança alimentar, energia e desenvolvimento sustentável, disse Nicole J. Moreau, presidente da União Internacional da Química Pura e Aplicada (Iupac), que fez a abertura da cerimônia. Moreau admitiu que a química não tem uma boa imagem perante a sociedade, mas espera uma reversão desse quadro com as iniciativas de grande alcance público que serão tomadas este ano por empresas e entidades da área.

No Brasil, as comemorações pelo AIQ estão sendo coordenadas pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Desde o ano passado, o CRQ-IV vem participando de várias reuniões de trabalho com outras entidades de classe e empresariais visando desenvolver ações que demonstrem às pessoas os benefícios que a química tem proporcionado. A primeira iniciativa do Conselho neste sentido ocorreu em 2010 quando vinculou o Prêmio CRQ-IV ao AIQ. Em janeiro passado, lançou edital para contratação de serviços de publicidade destinados a divulgar o AIQ. Ao longo do ano, a entidade planeja realizar diversas palestras em escolas de níveis fundamental e médio para mostrar a relação entre qualidade de vida e a tecnologia química, buscando assim estimular o interesse desses públicos pela ciência.

A celebração do AIQ marca o centésimo aniversário do Prêmio Nobel de Química concedido a Marie Sklodowska-Curie, em 1911, bem como o centenário de fundação da Iupac. Integrante do Instituto de Física Nuclear de Orsay, na França, a neta de Marie Curie, Hélène Langevin-Joliot, participou da cerimônia de lançamento do AIQ. Em seu discurso, ela lembrou que a avó fez suas pesquisas numa época em que as descobertas científicas feitas por mulheres eram ignoradas. Em participação por vídeo, Irina Bokova, diretora geral da Unesco, acrescentou que, ao longo dos anos, as mulheres conquistaram seu espaço, mas representam apenas 30% dos pesquisadores. Talvez por esta razão, até hoje apenas quatro mulheres ganharam o Nobel de Química.

Também discursaram na cerimônia os ganhadores do Prêmio Nobel de Química de 2009, Ada Yonath, de 1987, Jean-Marie Lehn, e de 1986, Yan T. Lee, e a presidente da American Chemical Society, Nancy B. Jackson. “Espero que as experiências aqui em Paris ajudem a espalhar o entusiasmo sobre a química em seus países de origem”, disse ela aos participantes do evento.
 

Slogan da campanha gera dúvidas

Leitores entraram em contato com dúvidas sobre o slogan do AIQ. Enquanto a Iupac vem divulgado a frase “Química - Nossa vida, nosso futuro”, o CRQ-IV está utilizando “Química para um mundo melhor”.

Segundo o professor César Zucco, presidente da Sociedade Brasileira de Química, entidade que coordena as atividades do AIQ no Brasil, cada país tem a liberdade de definir o tema da campanha que desenvolverá. Como o CRQ-IV está integrado às atividades, adotou o slogan da SBQ. A logomarca da campanha une o símbolo definido pela SBQ com o escolhido pela Iupac.

 
 

Clique aqui para acessar o conteúdo publicado sobre o AIQ.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região