Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2010 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

CRQ-IV fará campanha para celebrar o Ano Internacional da Química


 

 

O CRQ-IV definiu as ações que adotará em 2011 para celebrar o Ano Internacional da Química (AIQ). Conforme edital  a ser publicado em dezembro, a entidade pretende promover 1.500 palestras para alunos dos níveis fundamental e médio, distribuir a eles gibis e folders relacionados às atividades químicas e fazer uma campanha publicitária que incluirá a colocação de painéis próximos às cidades onde mantém escritórios (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba) e mensagens na TV Minuto, rede de monitores existente no Metrô de São Paulo. Estas mensagens terão duração de 15 segundos e serão veiculadas das 4h30 às 21h, de segunda a sábado, nas linhas 1 – Azul, 2 – Verde e 3 – Vermelha. 


Com o slogan “Química para um mundo melhor”, a campanha terá início em abril e se estenderá até dezembro. Em junho, com o uso das mesmas mídias, haverá uma campanha em comemoração ao Dia do Profissional da Química, cuja data oficial é 18 de junho.


Com tais iniciativas, o Conselho espera contribuir para que se alcance a principal meta do programa de divulgação da ciência, que é celebrar, em todo o mundo, as conquistas da química e suas contribuições para o bem-estar da humanidade e sua importância para a preservação dos recursos naturais. O AIQ também vai chamar a atenção para a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, campanha lançada pelas Nações Unidas e com vigência de 2005 a 2014.


O AIQ surgiu de uma proposta apresentada pela Etiópia durante a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) realizada em dezembro de 2008. A coordenação dos trabalhos de divulgação foi delegada à Organização Educacional, Científica e Cultural da ONU (Unesco) e à União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac). 2011 foi escolhido porque será naquele ano em que se comemorará o centenário de entrega do Prêmio Nobel a Marie Curie, primeira mulher a receber essa honraria. Na próxima edição, o Informativo publicará a história dessa importante cientista nascida na Polônia e que dedicou seu trabalho e suas descobertas para salvar vidas e reduzir o sofrimento humano. Em 2011 também será comemorado o centenário de fundação da Associação Internacional das Sociedades Químicas (Iacs), posterior- mente substituída pela Iupac.

 

Brasil - No Brasil, a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) foi a primeira entidade a tomar iniciativas para celebrar o AIQ. Além de ter feito, em 2009, um concurso para escolha de um logo­ tipo regional para o evento que, como na imagem acima, será usado ao lado do logotipo internacional, definido pela Iupac, a SBQ também criou um portal (www.quimica2011.org.br) que reúne a programação das atividades que serão desenvolvidas por ela e por outras entidades, além de disponibilizar entrevistas, material científico e informações sobre a química. O portal possui uma seção chamada “QUID+”, voltada para o público infantojuvenil, que apresenta uma série de curiosidades (como as bactérias usadas para combater ferrugens), entrevistas e atividades de entretenimento, como caça-palavras.


Com o lançamento da campanha, o CRQ-IV dará prosseguimento ao trabalho que vem fazendo este ano junto com a SBQ, Abiquim e outras entidades científicas, empresariais e de profissionais. Os temas previstos na campanha seguirão a linha recomendada pela Iupac: lembrar que a química é fundamental para nosso entendimento do mundo e que as transformações moleculares são vitais para a produção de alimentos, medicamentos, combustíveis e produtos manufaturados extraí­ dos da natureza.


O Ano Internacional da Química será aberto com um grande evento marcado para os dias 27 e 28 de janeiro de 2011, em Paris, no escritório que a Unesco mantém na capital francesa.

 


Clique aqui para acessar o conteúdo publicado sobre o AIQ.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região