Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2010 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Fiec inaugura fábrica-escola


Foi inaugurada em março a Fábrica Escola de Química, da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), de Indaiatuba. A iniciativa permitirá aos cerca de 150 alunos do curso Técnico em Química mantido pela fundação aplicarem na prática o que aprendem na teoria. A fábrica produzirá vários produtos saneantes, que serão comprados pela prefeitura da cidade, à qual a Fiec é vinculada. Ocorrida em 25 de março, a cerimônia de inauguração da unidade foi prestigiada pelo presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, pelo vice-prefeito de Indaiatuba, Antonio Carlos Pinheiro, além de professores, funcionários e alunos da fundação.
 
Encabeçado pelo superintendente da Fiec, João Martini Neto, o projeto da fábrica foi inspirado em instalação semelhante mantida desde 1999 pela Universidade de Brasília (UNb). “A fábrica da UNb serviu como base para sugerirmos um Trabalho de Conclusão de Curso para a turma do último ano. O resultado foi um projeto muito mais rico em detalhes e adequado às nossas necessidades”, explicou Neto.
 
A iniciativa sugere que o curso Técnico em Química da instituição poderá ser tornar um modelo. A proposta é que os alunos participem de todo o processo industrial: criação de projetos, desenvolvimento de fórmulas, linhas de produção, envase e distribuição. Além de proporcionar vivência industrial aos futuros profissionais da química, as atividades na fábrica contarão como carga horária para o estágio obrigatório.
 
Com instalação aprovada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), registro no CRQ-IV e com processo de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a fábrica tem como responsáveis técnicos os professores José Cirino de Melo e Mario Paulo Filho. Além deles, os alunos serão orientados por dois estagiários.
 
A unidade tem capacidade para fabricar 1.200 litros de produtos/dia. Em caráter experimental, já foram produzidos os seguintes itens: detergente (com essências de coco, maçã e limão), desinfetante (eucalipto, lavanda, jasmim e floral), limpador multiuso (pinho), limpa vidro e sabonete líquido (alfazema, camomila, erva doce e phebo). Estão em fase final os estudos para produção de um álcool em gel que conterá hidratantes e essências.
 
Quando começar a comprar da fábrica, a Prefeitura de Indaiatuba conseguirá uma economia ao redor de 30% em relação aos preços de mercado. Inicialmente, os produtos serão usados pela Secretaria da Saúde, substituindo quatro tipos de saneantes e um sabonete líquido. Paulatinamente, os produtos serão distribuídos para os demais órgãos do município.
 
Além da fábrica-escola, a Fiec ainda conta com mais três laboratórios nas áreas de química geral, físico-química e análise instrumental. A estrutura educacional é reforçada com aulas de inglês para os alunos dos 12 cursos técnicos mantidos pela fundação e fornecimento, pela prefeitura, de uniformes e material didático.
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região