Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2010 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

ABTS elege sua primeira presidente


Tomou posse dia 01 de março a nova diretoria executiva da Associação Brasileira de Tratamento de Superfícies (ABTS). Liderada pela Química Wilma Ayako Taira dos Santos, primeira mulher a presidir a entidade nos quase 42 anos de fundação da entidade, a equipe é composta pelo vice-presidente Airi Zanini e pelos diretores Alfredo Levy, Gerhard Ett, Rubens Carlos da Silva Filho, Antonio Magalhães de Almeida, Antonio Carlos de Oliveira Sobrinho e Cássia Maria Rodrigues dos Santos.

“Tenho muito orgulho de ser a primeira mulher a ocupar este cargo, porém este sentimento vem seguido de outro ainda mais forte: responsabilidade”, afirmou Wilma ao Informativo CRQ-IV. Salientando a importância de agir com discernimento e sabedoria para reconhecer e preservar tudo o que foi feito por seus antecessores, ela disse que seu desafio será inovar e ao mesmo tempo dar continuidade ao trabalho, mas com um toque feminino.

Serão vários os projetos que a presidente pretende desenvolver nos três anos em que permanecerá à frente da ABTS. Segundo ela, dos mercados emergentes o Brasil é um dos que mais se destaca e por isso é necessário criar condições para o fomento de negócios que estão surgindo. Nessa linha, é preciso desenvolver ações que valorizem o setor produtivo. “Nossas associadas já enfrentaram tantas turbulências que merecem ser as estrelas da nova era de progresso e desenvolvimento”, disse.

Ampliar o relacionamento com o mercado externo é outra meta da executiva. O objetivo seria fortalecer os vínculos com entidades de outros países com vistas à formação de uma “rede de conhecimentos e trocas, beneficiando os nossos associados por meio de visitas de delegações, capacitação e treinamento dos nossos técnicos”. Santos defende a ideia de que a educação e o benchmarking constantes são essenciais à competitividade.

Outra prioridade da nova presidente é tornar a entidade mais presente em todo o País. “A ABTS é uma associação nacional e como tal deve abranger os diversos estados; pretendemos realizar mais workshops com cursos modulares regionais”, explicou. Além disso, ela quer criar mecanismos que aumentem a acessibilidade das atividades da entidade via internet de modo a permitir a participação dos profissionais da área que atuem em cidades distantes dos grandes polos.

Formada Técnica em Química pelo Colégio Drº Clóvis Bevilacqua, de Santo André, e graduada Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bernardo do Campo, Wilma Ayako Taira dos Santos trabalha desde 1976 na área de tratamento de superfícies, quando ingressou na Degussa como auxiliar de laboratório. Lá permaneceu por mais de 20 anos, tendo ocupado os cargos de assistente técnica, chefe de laboratório e controle de qualidade, chefe de assistência técnica e chefe de produto eletroforming. Atualmente presta serviços de consultoria comercial e de assistência técnica para a Electrochemical Ltda, por meio da empresa Arwgold, montada em 2007 com dois sócios, também químicos. Atua, ainda, como professora de cursos de pós-graduação das Faculdades Oswaldo Cruz.

O relacionamento de Wilma com a ABTS contabiliza mais de 15 anos. Foi diretora conselheira por três mandatos e diretora cultural por outros dois. Além disso, é professora do módulo “Deposição de Metais Preciosos”, do tradicional curso organizado pela entidade.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região